metropoles.com

Sem insônia: 6 frutas para comer durante o dia e dormir bem à noite

O triptofano é o precursor do hormônio serotonina, essencial para um sono saudável. Veja quais frutas possuem o aminoácido

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Frutas e vegetais
1 de 1 Frutas e vegetais - Foto: Getty Images

A insônia pode acontecer por vários fatores. Estresse, excesso de estímulo do sistema nervoso central, consumo exagerado de alimentos estimulantes ou atividades adrenérgicas ao anoitecer podem dificultar o descanso de qualidade.

O nutricionista Alessandro Mascarenhas, professor de nutrição da Faculdade Anhanguera em Minas Gerais esclarece que a insônia também pode ocorrer devido à falta de nutrientes essenciais ao metabolismo do sono. Uma solução para o problema é consumir alimentos com triptofano, que está presente em algumas frutas e é essencial para um sono saudável.

“O aminoácido triptofano é o precursor do hormônio serotonina. Do ponto de vista nutricional, as frutas são fontes de fibras minerais e vitaminas, podendo ser utilizadas em nossa última refeição para cuidar de aspectos fisiológicos orgânicos e ainda assim contribuindo para o relaxamento que antecede uma noite de sono saudável”, explica Alessandro.

O triptofano tem efeito em várias funções do sistema nervoso central e processos do organismo, entre eles a produção da melatonina, um dos responsáveis pela regulação do humor, do estresse, comportamento alimentar e cognitivo.

Porém, a nutricionista Carla de Castro, que atende em Brasília, afirma que o efeito não funciona de forma imediata, e o ideal é colocar as frutas na rotina e consumi-las horas antes de deitar.

“É uma ação que depende do organismo ter habilidade para fazer essa transformação. Comer uma fruta ali na hora de dormir talvez não seja a melhor opção, pois o paciente pode não ter habilidade metabólica suficiente para fazer essa transformação a tempo do sono”, informa.

Confira frutas que possuem triptofano e podem ajudar a dormir melhor:

  • Banana: rica em carboidratos, fibras, potássio e magnésio, que auxiliam no processo de relaxamento;
  • Maracujá: rico em flavonoides, que é um dos principais coadjuvantes no processo de relaxamento para dormir;
  • Maçã: cheia de magnésio, que também pode ser uma ótima opção para o relaxamento que antecede ao sono;
  • Ameixa, abacaxi e abacate: também são frutas ricas em triptofano, que auxilia no relaxamento.
Abacate aberto em cima da mesa
Abacate ajuda no relaxamento

Higiene do sono

Para a nutricionista Lorrane Pienaro da Cunha, que atende em Cuiabá, a falta de sono pode ser causada por diversos fatores. “Podemos citar a ansiedade, o excesso de bebidas energéticas e de estímulos, transtornos e algumas doenças”, diz ela.

A profissional esclarece ainda que para melhorar a qualidade do sono, além de uma alimentação equilibrada, o ideal é realizar a higiene do sono.

“Tudo começa horas antes de dormir. Diminuir as luzes e o tempo em frente a telas, evitar comer alimentos e bebidas energéticas próximo ao horário de dormir e em grande volume. E, claro, ingerir os alimentos citados cerca de 2 horas antes de deitar”, ensina.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?