Confira 5 maneiras naturais de diminuir o colesterol
A alta do colesterol está ligada a várias doenças cardiovasculares. Mudança de hábitos pode ser suficiente para manter lipídios controlados
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% da população brasileira sofre com colesterol alto. O problema pode acontecer por determinação genética, mas a maioria dos casos é desencadeado por hábitos adquiridos ao longo da vida, como tabagismo e alcoolismo.
A elevação significativa do colesterol leva à fixação de placas de gordura no interior das artérias, o que gera obstruções e dificulta a circulação sanguínea. O infarto do miocárdio, mais conhecido como ataque do coração, é uma das doenças mais relacionadas à condição, em conjunto com o acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, o colesterol alto pode causar inclusive problemas no fígado.
Há uma diferença entre o colesterol bom, que remove o excesso de gordura das artérias, e o ruim. Eles são denominados, respectivamente, HDL e LDL. O corpo produz a maior parte do colesterol que necessita para “limpar” os vasos sanguíneos, mas o lipídio também pode ser encontrado em alimentos.
“Sabemos que 70% do colesterol presente em nosso sangue é fabricado no fígado. Os demais 30% provém do que ingerimos. Assim, temos alimentos e hábitos que aumentam os dois tipos de colesterol”, explica o cardiologista Lázaro Miranda, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília.
Como reduzir os níveis do colesterol ruim no sangue
Hábitos adquiridos com o tempo podem ser os responsáveis pela alta do colesterol ruim no sangue. Por isso, o cardiologista listou cinco maneiras de impedir que a condição evolua para problemas de saúde ainda maiores. Confira:
- Fazer atividade física adequada e regular: ajuda na redução do LDL e na elevação do HDL, portanto, equilibra os níveis de colesterol no sangue;
- Evitar bebidas alcoólicas em excesso: o álcool em excesso no organismo causa comprometimento do fígado, atrapalhando a produção do bom colesterol;
- Parar de fumar: o tabagismo pode aumentar a pressão e a frequência cardíaca, elevando os níveis do colesterol ruim;
- Apostar em uma alimentação rica em fibras: uma dieta natural e saudável auxilia o organismo na redução de gordura nas artérias;
- Evitar alimentos industrializados: os itens tendem a ser ricos em gorduras trans ou saturadas, vilãs do equilíbrio de colesterol no sangue.
Alimentação equilibrada
O nutricionista Bruno Redondo ressalta a importância dos cuidados com a alimentação para alcançar os níveis de colesterol desejados. Além de sugerir o corte da gordura trans da dieta, ele orienta que o consumo de fibras é essencial para diminuir o LDL do sangue.
“Uma alimentação adequada e balanceada, com consumo de cereais, frutas, legumes e verduras, é suficiente para atingir naturalmente a quantidade de fibras necessárias para o corpo, ajudando no controle do colesterol ruim”, afirma.
O especialista indica que legumes cozidos no vapor são melhores do que os fritos, e optar por carnes magras, como patinho e frango sem pele, por exemplo, é o mais indicado para diminuir os níveis do colesterol ruim.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.