metropoles.com

Confira 5 dicas para melhorar a autoestima e ser mais feliz

Com a pandemia afetando o bem-estar físico e mental das pessoas, manter o alto astral se tornou um desafio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels/Reprodução
pessoas conversando
1 de 1 pessoas conversando - Foto: Pexels/Reprodução

Manter a autoestima durante pandemia de Covid-19 não é fácil. As consequências decorrentes da doença foram diversas: econômicas, socais e psicológicas, tendo reflexo na vida das pessoas. Porém, é possível encontrar soluções para reverter o quadro e ser mais feliz.

Para a psicóloga Vanessa Gebrim, especialista em Psicologia Clínica pela PUC-SP, manter-se bem tem sido um desafio para muitas pessoas. “As frustrações comprometeram até mesmo a autoestima, já que muitos não conseguiram realizar os projetos que tinham planejado”, explica.

A psicóloga afirma que as mudanças e incertezas por conta da pandemia contribuíram para um quadro de depressão e ansiedade. “As pessoas ficaram com as emoções à flor da pele, o que prejudica o equilíbrio e contribui para a baixa autoestima”, argumenta.

Já o fisioterapeuta dermatofuncional e influenciador digital Igor Lustosa entende que a busca pela estética se tornou um fator que estimula a autoestima neste período. “Os cuidados estéticos podem ser tomados para melhorar a autoestima, porque são tratamentos feitos para melhorar a pele, o olhar, o corpo e o cabelo das pessoas. Em um período como este, as pessoas devem buscar justamente coisas que fazem elas se sentirem bem, além de trazer uma autoconfiança e segurança maior”, defende.

Confira cinco dicas dos dois especialistas de como manter o bem-estar físico e emocional:

Faça terapia

A falta de autoestima pode estar ligada a ansiedade, fobia ou até depressão. Procurar um profissional pode ser necessário e ajuda no sentido de fazer com que o paciente entre no processo de autoconhecimento, trazendo mais segurança e autonomia para sua vida.

Cuide-se mesmo estando em casa

Cuidados podem ser tomados mesmo sem poder ir a clinicas de procedimentos estéticos. Existem, por exemplo, vídeos na internet que ensinam passo a passo pra quem quer cuidar da pele em casa, mas é importante ressaltar o cuidado que se deve ter.

Comemore pequenas conquistas

O que era simples de fazer acabou tornando-se mais complicado na pandemia, por isso celebrar pequenas conquistas pode contribuir com a autoestima.

Massagens podem ser uma saída

Uma coisa simples, mas que pode ajudar. as massagens revigoram o paciente, além de haver vários tipos de massagem: relaxante, modeladora para redução de gordura e a drenagem linfática, uma técnica muito utilizada para retenção hídrica e de uma certa forma oxigena o tecido e melhora o corpo.

Olhe-se e entenda-se

Reconhecer os desafios do dia a dia e resolvê-los contribui para  que pessoa se orgulhe da sua própria imagem. Dentro do processo de autoconhecimento, a pessoa aprende a gerenciar suas emoções e desenvolve sentimentos positivos sobre si e sobre o mundo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?