Confira 5 conselhos para aproveitar a Copa sem descuidar da saúde
Especialistas sugerem dicas para curtir os jogos da Copa do Mundo sem comprometer a saúde física e mental
atualizado
Compartilhar notícia
A espera pela estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar já movimenta o país e, embora o clima seja de festa, especialistas lembram da importância de alguns cuidados básicos para manter a alegria e a saúde durante este e os próximos jogos da seleção brasileira.
O recente aumento de casos de Covid-19 é o principal fator de preocupação, uma vez que os brasileiros têm o costume de torcer em grupo. A sugestão é que as pessoas usem máscaras de proteção se estiverem dentro de um apartamento com pouca ventilação, por exemplo.
“Em locais fechados ou sem circulação de ar, as máscaras voltaram a ser muito importantes”, aponta o infectologista David Urbaez, da Exame Medicina Diagnóstica, se referindo ao recente aumento na positividade dos testes de Covid-19.
O consumo excessivo de álcool e/ou comidas gordurosas pode comprometer o dia seguinte dos torcedores mais empolgados e, por isso, a moderação é recomendada. “Hidrate-se antes, durante e depois do consumo de álcool. Também evite ingerir bebidas alcoólicas sem estar bem alimentado”, sugere a médica Rosamar Rezende, consultora da Medictalk, plataforma voltada para a troca de informações entre médicos.
Veja alguns conselhos para aproveitar a Copa do Mundo sem descuidar da saúde:
1. Não valorize tanto os resultados
Apesar de toda mística que acerca a seleção brasileira, a psicóloga Denise Ayres d’Avila, do portal Doctoralia, sugere que os resultados dos jogos não sejam supervalorizados. “Pense nos jogos como uma oportunidade para confraternizar com os amigos e não como uma questão definidora da sua felicidade”, diz.
Os sinais físicos da ansiedade – sudorese excessiva, respiração curta e coração acelerado – não devem ser ignorados. Se você é do time que se emociona demais, dê uma volta e se concentre na sua respiração para se acalmar. “Não se esqueça: o jogo acaba e sua vida continua”, afirma.
2. Opte por petiscos mais leves
A nutricionista Carolina Vogado, do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac), sugere que as pessoas busquem opções saudáveis para tapear a fome durante os jogos, isso porque o nervosismo e a ansiedade podem descambar para uma compulsão alimentar momentânea.
“Em casa, procure petiscos mais saudáveis, experimente incluir snacks de vegetais. Se for a um bar, escolha opções sem fritura”, sugere Carolina Vogado.
3. Modere o consumo de álcool
O consumo de bebida alcoólica em excesso pode trazer alguns danos à saúde como batimentos cardíacos acelerados, náuseas, vômitos, hipoglicemia, falta de coordenação motora e sonolência.
O uso contínuo pode levar ainda à gastrite, esofagite, sangramento digestivo, problemas hepáticos, pancreatite, neuropatia periférica, anemia, disfunção imunológica, osteoporose, além de ser um fator de risco para vários tipos de câncer.
4. Vacine-se e use máscara
A torcida é mais divertida em grupo, mas é importante lembrar que o país vive um aumento diário de novos casos de Covid-19 relacionado às novas subvariantes da Ômicron. “Para conter a transmissão do vírus, o uso de máscara voltou a ser fundamental“, destaca o infectologista David Urbaez, da Exame Medicina Diagnóstica.
O médico também lembra a importância de se vacinar caso haja reforços disponíveis dentro do seu grupo etário. “A vacinação é amelhor medida de prevenção contra a Covid-19”, aponta Urbaez.
5. Cuide da sua voz
Gritar é inevitável, mas medidas para reduzir danos às cordas vocais são necessárias. O especialista em voz Arthur Conegundes sugere aumentar o consumo de água ao longo do dia para hidratar a prega vocal. Além disso, após um longo dia de euforia, o descanso é necessário para recuperar uma possível rouquidão.
“Quando gritamos, corremos o risco de gerar lesões, portanto é importante estarmos protegidos para isso”, afirma Conegundes.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.