Confira 10 mitos e verdades sobre o envelhecimento do cérebro
Neurocirurgião esclarece os principais mitos sobre a saúde e o envelhecimento do cérebro. Entenda o que impacta o funcionamento do órgão
atualizado
Compartilhar notícia
Como qualquer órgão do corpo humano, o cérebro também passa por alterações e mudanças ao longo dos anos. As mudanças não ocorrem apenas em sua estrutura, mas também afetam a execução das funções. Nos cérebros idosos, por exemplo, há uma perda de sintonia entre as regiões, o que impacta diretamente no funcionamento do órgão.
O médico Marcelo Valadares, neurocirurgião do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e pesquisador da Unicamp, esclarece as principais curiosidades sobre a saúde e o envelhecimento cerebral. Confira:
1. O tamanho do cérebro pode diminuir com a idade
Verdade. De acordo com o médico, a redução do volume do cérebro é comum durante o envelhecimento. Isso se deve à diminuição no número de células, entre elas, os neurônios, que são os principais responsáveis pelo funcionamento do órgão.
2. Exames preventivos podem contribuir para evitar o envelhecimento do cérebro
Mito. Até o momento, não existem exames que possam prevenir o envelhecimento do cérebro, como aponta Valadares. “As recomendações são relacionadas à prevenção de problemas de saúde. Exames podem ser úteis quando existem alterações neurológicas perceptíveis, como problemas de memória e de atenção”, justifica.
3. Os neurotransmissores também sofrem com mudanças durante o envelhecimento
Verdade. Essas substâncias que levam a informação de um neurônio ao outro ou a um tecido específico também podem sofrer alterações com o passar do tempo. “Hoje conhecemos mais de 60 tipos de neurotransmissores e, com a idade, a concentração de cada um pode variar; isso pode estar associado a problemas de saúde”, ressalta o neurocirurgião.
Confira as outras sete curiosidades no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.