“Confiem na vacina”, diz Pazuello ao lançar campanha de imunização infantil
Ministério da Saúde convoca pais e responsáveis para atualização da carteira de vacinação dos filhos entre 5 e 30/10
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde lançou, na manhã desta sexta-feira (2/10), a Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorrerá entre os dias 5 e 30 de outubro. O objetivo é atualizar as cadernetas infantis, com foco na prevenção da poliomielite e do sarampo.
O programa pretende imunizar 11,2 milhões de crianças entre um ano e cinco anos de idade contra a poliomielite. A meta é alcançar pelo menos 95% do público-alvo em todo o país. Até 161.533 crianças deverão receber a dose no Distrito Federal.
A Campanha Nacional de Multivacinação envolve também as crianças e os adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou cuja vacinação esteja incompleta.
Na coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediu que os pais confiem nas vacinas e levem os filhos aos postos de saúde.
“É muito importante que a gente confie na vacina, confie que temos especialistas por trás disso, tomando todos os cuidados e precauções. Quando nós oferecemos uma vacina, a mãe e o pai têm que ter confiança para levar seu filho para tomar a vacina. Confiem porque são especialistas muito qualificados que estão assinando embaixo dessa vacina”, pontuou.
O ministro destacou que pretende acrescentar, em breve, no calendário de imunização a vacina contra a Covid-19. “Em breve vamos ter mais uma vacina aqui, talvez vários tipos, mas a vacina da Covid-19 vai estar liberada para que a gente possa vacinação a nossa população também nesse programa”, completou.
Campanha de vacinação
Para garantir mais segurança contra infecções da Covid-19 durante a vacinação, os postos de saúde deverão realizar a administração das vacinas em locais abertos e ventilados; garantir a disponibilidade de local para a lavagem adequada das mãos ou oferecer álcool em gel 70%.
Para evitar filas e aglomerações, apenas um familiar deve acompanhar a criança a ser vacinada.