Conep autoriza início dos testes de vacina contra Covid-19 pelo Butantan
A fase 3, com 9 mil voluntários, está programada para começar em 20 de julho. O Distrito Federal participa do estudo nacional
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) autorizou, nessa quarta-feira (8/7), que o Instituto Butantan inicie a terceira fase de testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório Sinovac Biotech. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou a “excelente notícia”, na manhã desta quinta-feira (9/7), pelas redes sociais.
“Bom dia, pessoal. Excelente notícia: a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou a realização da terceira fase de ensaios clínicos da vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan com o laboratório Sinovac Biotech”, escreveu o governador.
Este era o último passo para que o Butantan pudesse iniciar o ensaio clínico com mais de 9 mil voluntários em 12 centros de pesquisa do país – incluindo a Universidade de Brasília (UnB) – depois da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dada na última sexta-feira (3/7).
Os testes da CoronaVac estão programados para começar em 20 de julho. Além do DF, participam dos ensaios clínicos instituições dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
Segundo o diretor médico de pesquisa clínica do Butantan, Ricardo Palacios, contou anteriormente ao Metrópoles, a vacina mostrou bons resultados nas fases anteriores de estudo, realizadas na China, e chega ao Brasil “em uma condição muito mais tranquila” e segura para os voluntários.