Conass: com 1.141 novos óbitos, Brasil chega a 54.971 mortes por Covid-19
Novos dados foram publicados na plataforma do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde nesta quinta-feira (25/06)
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a última atualização do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgado na tarde desta quinta-feira (25/06), o Brasil tem, até o momento, 1.228.114 casos confirmados do novo coronavírus e 54.971 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 39.483 diagnósticos e 1.141 mortes.
Os estados com maior número de casos são São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Maranhão. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na quarta (24/06), ao contrário do que era esperado na semana passada, o Brasil não atingiu o momento de estabilização da epidemia. Na última semana epidemiológica analisada pela pasta, houve aumento de 22% na quantidade de diagnósticos e de 7% nos óbitos.
Mudança de critério
O Ministério da Saúde mudou, na última quarta (24/06), os critérios para confirmação de caso: agora, não é mais necessário comprovar a infecção com teste e o médico pode fazer o diagnóstico clínico com auxílio de exames de imagem. Por isso, o número de casos confirmados deve crescer nos próximos dias.
Segundo a pasta, esse tipo de confirmação já vinha sendo feita pelos estados e agora se torna protocolo para todas as unidades federativas. A intenção é facilitar a notificação de pacientes do interior do país, onde não há sistema de análise laboratorial nem estrutura para coleta de amostras. Óbitos e pacientes críticos ainda devem ser, obrigatoriamente, testados.
Atualização de casos
Por conta dos atrasos recorrentes na divulgação feita pelo Ministério da Saúde, o Conass decidiu, no começo de junho, publicar a própria atualização da situação da epidemia de coronavírus no Brasil. Os dados dos secretários de saúde são usados como base para a plataforma do governo e, até o momento, os números das duas entidades, Saúde e Conass, são idênticos.