Conass: Brasil tem 38.406 mortes e 739.503 casos confirmados de coronavírus
Levantamento dos secretários de Saúde, divulgado nesta terça (09/06), informa que 1.272 óbitos foram registrados nas últimas 24h
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com a última atualização feita pela plataforma de monitoramento do coronavírus do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o Brasil tem, até o momento, 38.406 mortes registradas e 739.503 casos confirmados da Covid-19. Nas últimas 24h, foram computados mais 1.272 óbitos e 32.091 diagnósticos positivos.
Os estados mais afetados pela epidemia são, segundo o Conass, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Amazonas.
Os secretários passaram a divulgar os dados neste domingo (07/06), após o Ministério da Saúde, órgão responsável pela divulgação, atrasar repetidamente a entrega das informações em até três horas, além de omitir os casos totais. A pasta afirma que a demora aconteceu por problemas técnicos combinados com o atraso do repasse de dados pelos estados e municípios, e que uma nova plataforma será disponibilizada para solucionar a confusão.
O levantamento do Conass divulga apenas as informações entregues até as 17h. Na segunda-feira, por exemplo, o balanço não levava em conta a mudança nos estados de Santa Catarina e Alagoas, que só repassaram os números após o horário estipulado. Os novos casos e óbitos das unidades federativas entraram no balanço de hoje.
O balanço divulgado pelo Ministério da Saúde às 18h55, por meio da plataforma original da pasta, dá conta dos mesmos números do Conass.