Compulsão alimentar: o que é, como identificar e tratar
Entenda como reconhecer os sintomas de uma compulsão alimentar e quando buscar tratamento para o transtorno
atualizado
Compartilhar notícia
Você já ouviu falar em compulsão alimentar? Especialmente depois de datas comemorativas que envolvem comida (a Páscoa, por exemplo), esse assunto volta à tona nas redes sociais e pode ser a resposta que muitos estão procurando.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 4,7% da população brasileira sofre com transtornos alimentares (TAs). Em outras palavras, elas são um conjunto de doenças psiquiátricas de origem genética, hereditárias, psicológicas e/ou sociais caracterizadas pela perturbação persistente na alimentação.
Se a porcentagem de brasileiros com TAs te espantou, você vai ficar ainda mais assustado ao saber que, entre os jovens, o índice pode chegar a até 10%. Pois é! Especialistas estão preocupados com o aumento alarmante das práticas de emagrecimento acompanhadas dos transtornos que se tornaram problema de saúde pública.
O que é compulsão alimentar?
A compulsão alimentar é um tipo de transtorno alimentar. Outras tão comuns quanto ela são a anorexia e bulimia nervosa, e todas têm origem multifatorial. Ou seja, são determinadas por uma série de fatores que interagem entre si.
Saiba mais sobre o assunto no site Guia da Cozinha, parceiro do Metrópoles.