Comprovado! Brasileiros tomam mais banho do que cidadãos de outros países
Pesquisa da Procter&Gamble aponta que eles também passam desodorante e escovam os dentes com maior frequência
atualizado
Compartilhar notícia
Os brasileiros são conhecidos como um povo culturalmente asseado. Uma pesquisa da Procter&Gamble (P&G), multinacional do setor de limpeza e cuidados pessoais, traz números que sustentam a nossa boa fama.
De acordo com o levantamento, o brasileiro toma, em média, 8,5 banhos por semana – dois a mais do que os americanos. Por aqui, o desodorante é usado em média 2 vezes ao dia, enquanto que nos Estados Unidos a média é de 1,2 vez.
Os hábitos de higiene também se destacam em relação à saúde bucal, com a escovação dos dentes três vezes ao dia no Brasil, o dobro da média global.
De acordo com a pesquisa, o consumo de lâminas de barbear se mantém estável mesmo durante a pandemia da Covid-19, quando passamos mais tempo em casa. Já os colombianos e os mexicanos retiraram o item da lista da compras, o que representou uma contração no segmento nestes países.
“Culturalmente nós somos sim o povo que se lava mais, se perfuma mais”, afirma o dermatologista André Moreira. “A história afirma que quem ensinou os colonizadores a tomar banho foram os indígenas. Eles tinham hábitos de higiene muito consolidados”, completa o médico.
Cuidados com a pele
O dermatologista afirma, entretanto, que quando ocorrem em excesso, os banhos podem ser prejudiciais à saúde da pele pois o sabonete e a água quente retiram a oleosidade natural dela.
“O ideal é tomar um banho por dia, com produtos adequados, e aplicar o desodorante em seguida. Esses hábitos vão garantir a nossa saúde e a nossa higiene”, afirma Moreira.
De acordo com o médico, pessoas que tendem a ter a pele mais seca devem usar o sabonete apenas nas áreas da axila, genitais, bumbum e pés. “Usar sabonete na pele como um todo não é tão vantajoso porque retira a oleosidade natural dela”, esclarece.