metropoles.com

Compre na feira: produtos locais são melhores para a saúde

Pesquisa mostra que consumidores de produtos frescos apresentam índices menores de gordura na barriga, glicemia em jejum e pressão arterial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Feira do Ceasa: SIA Trecho 10
1 de 1 Feira do Ceasa: SIA Trecho 10 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Qual foi a última vez que você esteve em uma feira? O consumo de produtos frescos é melhor para a saúde e, quanto mais perto os produtores estiverem do seu endereço, melhor.

Pesquisadores da Universidade de Turim, na Itália, comprovaram isso ao analisar a saúde de 159 adultos. Os voluntários foram divididos em dois grupos: o primeiro consumiu apenas alimentos fabricados por produtores locais. Além de verduras, frutas e legumes, queijos, massas frescas e biscoitos artesanais entraram na lista. O segundo fez a mesma cesta de compras, só que os itens foram comprados em supermercados.

Após seis meses, os pesquisadores verificaram que os voluntários que frequentavam a feira apresentaram índices menores de gordura ao redor da barriga, glicemia em jejum e pressão arterial. Ou seja, estavam com a saúde mais em dia do quem fez compras no supermercado.

O consumo de alimentos industrializados ou ultraprocessados em excesso causa diversos riscos à saúde. Doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e distúrbios gastrointestinais estão relacionados ao consumo desse tipo de produtos. Em sua composição, os industrializados levam aditivos químicos que fazem mal à saúde, como conservantes e realçadores de sabor.

No caso de produtos frescos, não há aditivos e, no dos artesanais, eles não são tantos. “Os alimentos produzidos na sua região têm qualidade superior: são mais frescos e saudáveis. Quanto mais rápido o alimento chega até você, maior é a probabilidade de ele não ter perdido os nutrientes benéficos para a sua saúde”, explica a nutricionista Amanda Brugger, coordenadora do Departamento de Nutrição do Hospital Santa Lúcia.

No caso dos industrializados, os fabricantes produzem alimentos em larga escala, o que exige um prazo de validade maior. Isso leva à inclusão de aditivos químicos, à pasteurização em casos de alimentos láticos e ao acréscimo de sódio, corantes, gordura, açúcar entre outros componentes que destroem ou prejudicam a composição dos alimentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?