Composto do limão e laranja barra ganho de peso, diz estudo brasileiro
Investigadores brasileiros encontram evidências de que substância presente em frutas cítricas é capaz de evitar a absorção de gordura
atualizado
Compartilhar notícia
A ciência tem uma novidade para quem está tentando perder peso: um composto presente em frutas como o limão e a laranja pode ser um aliado da dieta. De acordo com um estudo brasileiro, o limoneno, substância existente especialmente na casca das frutas cítricas, modula a microbiota intestinal fazendo com que o corpo absorva menos gordura.
Além de ajudar a reduzir o ganho de peso, a substância já tinha outros benefícios descritos: é analgésica, antioxidante, cicatrizante e antitumoral. O limoneno representa de 60% a 90% da composição das cascas de frutas cítricas e está também em seu interior, mas em menor quantidade.
Os dados foram levantados em um estudo feito por nutricionistas do Centro de Pesquisa em Alimentos da Fapesp sediado na Universidade de São Paulo (USP) e publicado em dezembro de 2022 na revista Metabolites. Os pesquisadores estudaram camundongos com dietas super gordurosas.
Os ratos foram divididos em três grupos: o primeiro recebeu uma proporção de 0,1% de limoneno em sua ração diária; o segundo recebeu 0,8%; e o terceiro não ingeriu a substância.
Os camundongos que receberam 0,1% de limoneno ganharam 30% menos peso do que os ratinhos que não consumiram o composto. Já os do grupo que tomou 0,8% da substância terminaram 25% menos pesados que o grupo de controle.
Portanto, a melhor resposta para o controle de peso não está em comer as maiores quantidades de limão possível. As doses moderadas de limoneno, com 0,1% da dieta, pareceram ser mais efetivas para limitar a absorção de nutrientes.
“Em altas concentrações, o limoneno pode ter eliminado as bactérias benéficas da microbiota intestinal, diminuindo assim as vantagens relacionadas à redução do ganho de peso”, afirmou o nutricionista José Fernando Rinaldi Alvarenga, autor do estudo, à Agência Fapesp na última terça-feira (2/5).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.