#ComoVaiVocê: CVV debate depressão e ansiedade em live gratuita
Programa será transmitido ao vivo nesta segunda-feira (5/7), às 19h30, e conta com participação da psiquiatra Alexandrina Meleiro
atualizado
Compartilhar notícia
A alta incidência de depressão e ansiedade entre os brasileiros tem chamado a atenção desde antes da pandemia, mas o isolamento social necessário para conter a transmissão do vírus agravou a saúde mental da população.
Para prevenir os efeitos dessas doenças e explicar suas principais causas, o programa Como Vai Você?, promovido pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) vai transmitir uma live com Alexandrina Meleiro, psiquiatra e vice-presidente da ABEPS (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio), nesta segunda-feira (5/7), às 19h30. A transmissão será realizada nos canais do CVV no YouTube e Facebook.
Segundo a médica, a depressão até pode ser passageira quando está em sua forma leve e se a pessoa receber um tratamento adequado. Mas, em alguns casos, ela pode ser causada por outras doenças, tais como as neurológicas e cardíacas, e por isso requer máxima atenção para evitar que o quadro se torne grave.
Para tanto, é necessário observar também a ansiedade, que caminha lado a lado com a depressão. “A cronificação da depressão traz muito sofrimento para a pessoa e para quem está por perto”, destaca Meleiro no anúncio da live.
Fundado em São Paulo em 1962, o CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que presta serviço gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.
Para entrar em contato, basta discar o telefone 188 (o atendimento é 24h, sem custo de ligação), ir pessoalmente a um dos mais de 120 postos de atendimento ou acessar o site. O CVV realiza mais de 3 milhões de atendimentos anuais, e conta com aproximadamente 4 mil voluntários, localizados em 24 estados e no Distrito Federal.