metropoles.com

Como usar a água sanitária contra o coronavírus? Esclareça dúvidas comuns

Conselho Federal de Química preparou cartilha na qual responde questionamentos sobre o uso da solução clorada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
dicas-para-limpeza-do-banheiro-9
1 de 1 dicas-para-limpeza-do-banheiro-9 - Foto: iStock

Conhecida pelo seu poder de desinfecção, a água sanitária se popularizou como um dos produtos mais usados contra o novo coronavírus. No entanto, o manuseio dela pede alguns cuidados. Para esclarecer as principais dúvidas da população, o Conselho Federal de Química (CFQ) preparou uma cartilha com orientações. De acordo com a entidade, o produto é um excelente germicida para a desinfecção, mas cada situação requer uma concentração diferente.

Como usar água sanitária na prevenção da Covid-19?
Ela precisa ser diluída em água. A proporção varia de acordo com a finalidade.

Em quais superfícies ou objetos posso aplicar água sanitária?
Tanto em superfícies como mesas, cadeiras, maçanetas, pisos, banheiros, solas de calçados e embalagens, quanto para a higienização das mãos quando não houver água e sabão ou álcool em gel.

Para a limpeza das mãos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um nível alto de diluição para a solução clorada com 0.05% de concentração: um litro de água para cada 25 ml de água sanitária.

Como desinfetar as solas dos calçados ao retornar para casa?
Primeiro remova o máximo possível de sujeira como poeira, lama e restos de planta. Depois passe os pés em um pano embebido na mistura de um litro de água com 50 ml de água sanitária com concentração de 0,1%. Além de prevenir contra o novo coronavírus, essa prática reduz bastante o risco de outras infecções causadas por microrganismos.

Posso lavar frutas, legumes e verduras com água sanitária?
A Associação Food Safety Brasil orienta que os alimentos que são consumidos crus sejam colocados de molho por 15 minutos na solução de 1 colher de sopa rasa de água sanitária para cada 1 litro de água. Depois eles devem ser enxaguados com água em abundância. Vale lembrar que até o momento não existe nenhuma recomendação da OMS sobre a prática.

Posso limpar meu celular ou outro aparelho eletrônico com água sanitária?
A prática não é recomendada pelo CFQ pois o produto pode reagir com os materiais dos aparelhos e danificá-los. O ideal é limpar os equipamentos com álcool isopropílico.

Sou alérgico à água sanitária ou a outros compostos clorados. Como garantir a limpeza?
Água e sabonete ainda são os produtos mais recomendados para a higienização da pele. No caso dos objetos, o álcool 70% é suficiente.

Tenho uma pessoa com Covid-19 em casa. Qual é a concentração de água sanitária que devo usar para desinfectar o ambiente e objetos dela?
A orientação da Organização Mundial da Saúde é diluir 50 ml de água sanitária com concentração 0.1% para cada um litro de água para desinfectar pisos e as superfícies do cômodo do paciente. Nesse caso, o ideal é usar máscaras e luvas.

Como lavar roupas de cama, toalhas e roupas sujas de pacientes Covid-19 ou suspeita da doença?
Cada peça tem uma orientação de lavagem contida em sua etiqueta. A principal recomendação da OMS é que as roupas de cama, toalhas e roupas sujas de pacientes com suspeita ou diagnosticados com a Covid-19 sejam lavadas na máquina com água morna, entre 60 e 90 °C, pois o vírus não sobrevive a elevadas temperaturas. Quando não for possível levar a peça na máquina, o recomendado é que elas sejam lavadas em um tambor com água morna e detergente neutro e depois deixadas de molho por 30 minutos em uma solução clorada de 0.05%, na proporção 25 ml para um litro de água.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?