Como usar a água sanitária contra o coronavírus? Esclareça dúvidas comuns
Conselho Federal de Química preparou cartilha na qual responde questionamentos sobre o uso da solução clorada
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecida pelo seu poder de desinfecção, a água sanitária se popularizou como um dos produtos mais usados contra o novo coronavírus. No entanto, o manuseio dela pede alguns cuidados. Para esclarecer as principais dúvidas da população, o Conselho Federal de Química (CFQ) preparou uma cartilha com orientações. De acordo com a entidade, o produto é um excelente germicida para a desinfecção, mas cada situação requer uma concentração diferente.
Como usar água sanitária na prevenção da Covid-19?
Ela precisa ser diluída em água. A proporção varia de acordo com a finalidade.
Em quais superfícies ou objetos posso aplicar água sanitária?
Tanto em superfícies como mesas, cadeiras, maçanetas, pisos, banheiros, solas de calçados e embalagens, quanto para a higienização das mãos quando não houver água e sabão ou álcool em gel.
Para a limpeza das mãos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um nível alto de diluição para a solução clorada com 0.05% de concentração: um litro de água para cada 25 ml de água sanitária.
Como desinfetar as solas dos calçados ao retornar para casa?
Primeiro remova o máximo possível de sujeira como poeira, lama e restos de planta. Depois passe os pés em um pano embebido na mistura de um litro de água com 50 ml de água sanitária com concentração de 0,1%. Além de prevenir contra o novo coronavírus, essa prática reduz bastante o risco de outras infecções causadas por microrganismos.
Posso lavar frutas, legumes e verduras com água sanitária?
A Associação Food Safety Brasil orienta que os alimentos que são consumidos crus sejam colocados de molho por 15 minutos na solução de 1 colher de sopa rasa de água sanitária para cada 1 litro de água. Depois eles devem ser enxaguados com água em abundância. Vale lembrar que até o momento não existe nenhuma recomendação da OMS sobre a prática.
Posso limpar meu celular ou outro aparelho eletrônico com água sanitária?
A prática não é recomendada pelo CFQ pois o produto pode reagir com os materiais dos aparelhos e danificá-los. O ideal é limpar os equipamentos com álcool isopropílico.
Sou alérgico à água sanitária ou a outros compostos clorados. Como garantir a limpeza?
Água e sabonete ainda são os produtos mais recomendados para a higienização da pele. No caso dos objetos, o álcool 70% é suficiente.
Tenho uma pessoa com Covid-19 em casa. Qual é a concentração de água sanitária que devo usar para desinfectar o ambiente e objetos dela?
A orientação da Organização Mundial da Saúde é diluir 50 ml de água sanitária com concentração 0.1% para cada um litro de água para desinfectar pisos e as superfícies do cômodo do paciente. Nesse caso, o ideal é usar máscaras e luvas.
Como lavar roupas de cama, toalhas e roupas sujas de pacientes Covid-19 ou suspeita da doença?
Cada peça tem uma orientação de lavagem contida em sua etiqueta. A principal recomendação da OMS é que as roupas de cama, toalhas e roupas sujas de pacientes com suspeita ou diagnosticados com a Covid-19 sejam lavadas na máquina com água morna, entre 60 e 90 °C, pois o vírus não sobrevive a elevadas temperaturas. Quando não for possível levar a peça na máquina, o recomendado é que elas sejam lavadas em um tambor com água morna e detergente neutro e depois deixadas de molho por 30 minutos em uma solução clorada de 0.05%, na proporção 25 ml para um litro de água.