metropoles.com

Mounjaro: saiba como será a distribuição do medicamento no Reino Unido

Mounjaro, destinado ao tratamento da diabetes e da obesidade, será distribuído gratuitamente pelo sistema público de saúde britânico

atualizado

Compartilhar notícia

Sandy Huffaker for The Washington Post via Getty Images
Caixa de injeções de Moujaro - Metrópoles
1 de 1 Caixa de injeções de Moujaro - Metrópoles - Foto: Sandy Huffaker for The Washington Post via Getty Images

O regulador de medicamentos do Reino Unido recomendou, nessa terça-feira (4/6), a distribuição gratuita do Mounjaro pelo Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês), equivalente ao SUS.

O remédio fabricado farmacêutica Eli Lilly tem efeito semelhante ao Ozempic. Ambos são destinados ao tratamento da diabetes tipo 2, mas são usados de forma off-label para o controle da obesidade.

O Mounjaro é um medicamento injetável de uso semanal, que tem como princípio ativo a tirzepatida. Ele imita dois hormônios do corpo humano relacionados à fome e ao metabolismo: o GLP1 e o GIP.

Estudos clínicos mostraram que ele melhora os níveis de açúcar no sangue, reduz o apetite e leva à perda rápida e significativa do peso. Os participantes da pesquisa realizada pela farmacêutica perderam até 20% do peso corporal.

O Mounjaro foi incluído no rol de distribuição inglês há um ano e meio, mas era entregue apenas para pacientes com diabetes. Com a mudança, ele passa a ser uma alternativa ao Wegovy, medicamento da Novo Nordisk contra a obesidade, que é oferecido pelo NHS no país desde março de 2023.

Para quem o Mounjaro será destinado?

Além dos pacientes com diabetes tipo 2, as pessoas com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 35 e com pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso – como diabetes tipo 2 ou doença cardíaca – também poderão obter o Mounjaro através do serviço de saúde.

O Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (Nice) também recomendou o uso de Mounjaro para pacientes com IMC mais baixo com origens étnicas do sul da Ásia, da China, do Oriente Médio e negros da África.

Por quanto tempo poderá ser usado?

O regulador de medicamentos não estabeleceu um limite de tempo para o uso do medicamento, como fez anteriormente com o Wegovy, da Novo Nordisk.

Quando a injeção semanal de semaglutida da Novo Nordisk foi aprovada, ficou estipulado que os pacientes só poderiam usá-la por, no máximo, dois anos, através do programa especializado de controle de peso do NHS. O período é correspondente ao tempo que os pacientes tomaram o medicamento no ensaio clínico da farmacêutica.

Em que situações o tratamento será interrompido?

Os pacientes que tomam Mounjaro devem considerar interromper o uso do medicamento se perderem menos de 5% do seu peso inicial após seis meses de uso.

Mounjaro já é comercializado no Brasil?

O uso do Mounjaro no Brasil foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro de 2023. Mas nove meses depois, ainda não há data para o início da comercialização no país devido à alta demanda global pela droga.

Também não há previsão para a incorporação do remédio pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A inclusão dele no rol de medicamentos não foi apreciada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), responsável por atualizar a lista de serviços oferecidos pela rede pública.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?