Compartilhar notícia
Rico em fibras, o açaí é um fruto que é uma boa pedida para quem não quer perder a energia em meio a correria do dia a dia. Ele pode ser consumido como suco, smoothie ou sobremesa — a principal diferença é a qualidade, e apesar de saudável, é importante escolher o produto correto e maneirar nas quantidades.
Saiba como identificar se o açaí é saudável
Apreciou um açaí bem docinho? Saiba que o sabor pode denotar uma bomba calórica, uma vez que talvez exista a presença de xarope para ofuscar o gosto. Se o açaí está bem amargo, sua essência foi preservada.
“Muitas vezes, esses xaropes estão ali para disfarçar o amargo típico da fruta. Como a cor do açaí vem da antocianina, responsável pela ação antioxidante, quanto mais escura for a polpa, mais indícios de que se trata de um açaí saudável. Outra dica é que quanto mais roxa sua boca e os seus dentes ficam depois de comer ou tomar açaí como suco, maior será a ação antioxidante no seu corpo”, explica a nutricionista esportiva Renata Brasil, da Soloh Clínica.
Pela cor, dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se estiver misturada com outros ingredientes calóricos, a tonalidade fica distante do marrom ou roxo.
“Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água. Por si só já é uma fruta calórica, pois tem muita gordura, assim como o abacate. E isso vai se potencializar quando se coloca acompanhamentos muito calóricos, como guaraná, brigadeiro, creme de avelã, chocolate, leite condensado e outros”, acrescenta Renata.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.