Cansaço pode ser falta de vitamina B12. Saiba outros sinais
Médico explica como vitamina B12 pode influenciar na saúde do indivíduo, como carência dela se manifesta e quando suplemento é necessário
atualizado
Compartilhar notícia
Os sintomas de cansaço excessivo, fraqueza persistente e tontura podem ser indicativos de deficiência de vitamina B12. Embora as principais fontes do nutriente sejam de origem animal, a carência não é um problema exclusivo de veganos e vegetarianos.
Segundo o médico Rodrigo Neves, pós graduado em Nutrologia, a deficiência de vitamina B12 é um quadro comum entre pessoas acima dos 26 anos. Em alguns casos, a carência pode ser manifestada com sintomas neurológicos, como enxaqueca.
“A vitamina é essencial para o funcionamento cerebral e do sistema nervoso. A quantidade necessária para manter bons níveis na corrente sanguínea pode variar de um indivíduo para o outro, dependendo da capacidade de absorção de cada organismo, entre 5 mcg a 20 mcg por dia”, afirma Neves.
Sintomas da deficiência de vitamina B12
A falta de B12 se manifesta de forma gradual, e os sintomas podem incluir:
- Fraqueza muscular;
- Tonturas;
- Falhas na memória;
- Fissuras pequenas no canto da boca;
- Constipação;
- Formigamento nas extremidades;
- Enxaqueca;
- Cansaço.
O que contribui para a carência de vitamina
Neves explica que a falta de B12 não está relacionada apenas à ausência de alimentos de origem animal, como carne, ovos e leite. “Ela pode ser causada pelo uso de adubo químico no solo que mata as bactérias, alteração da nossa flora intestinal e uso excessivo de antibióticos”, destaca.
A criação de animais de abate em ambientes fechados também contribui para a diminuição da B12, já que eles não consomem a substância diretamente do solo e precisam de suplementos para equilibrar essa deficiência.
Embora alimentos vegetais como algas, cogumelos e leveduras sejam considerados fontes de B12, na verdade, eles contêm uma forma semelhante da vitamina que não é significativamente eficaz para os humanos, alerta Neves.
Quando suplementar
É recomendável conferir as taxas de vitaminas do corpo a cada seis meses por meio de exame de sangue. Quando o nível de vitamina B12 está abaixo de 350 pg/mL é ideal buscar a suplementação supervisionada por um profissional da saúde.
“Ressalto que alguns carnívoros também podem precisar da suplementação. No entanto, se você é vegetariano ou vegano, o suplemento é essencial e ele pode ser administrado por meio de cápsulas, sublingual ou injeção”, explica o médico.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!