Compartilhar notícia
A caminhada está entre as modalidades que se adaptam a qualquer hora do dia e local: ela pode ser feita em parques, avenidas ou até mesmo dentro de um bairro. No entanto, essa facilidade não significa que é só sair andando por aí para perceber os benefícios do exercício.
Confira algumas dicas para iniciantes sobre como fazer a caminhada corretamente:
Respeite o seu limite
“Caminhe de forma que sua frequência cardíaca acelere. Uma maneira muito simples de sentir isso é caminhar com velocidade maior do que a habitual — o objetivo é sentir seu corpo sendo cobrado, as pernas se movimentando mais rapidamente, pulmão trabalhando e os braços com movimentos mais intensos”, explica o especialista de treinamento de corrida da Cia Athletica, Bruno Freitas.
Sentiu algum cansaço em meio a um circuito? Não se preocupe. Certas mudanças durante o treinamento podem ajudar. “É normal sentir cansaço quando não se está acostumado. Desacelere um pouco por um ou dois minutos e volte para a velocidade mais forte. Outra opção é começar mais tranquilamente e, a cada dois minutos, intercalar entre os dois estímulos. Assim, seu corpo se adapta melhor”, sugere Freitas.
Traje adequado para caminhada
A indicação é que o atleta use roupas leves com proteção UV e contra o sol e, principalmente, um tênis que ofereça conforto no seu percurso. “Sobre o calçado, opte pelos confortáveis, que não incomodem seu pé, ainda mais se a caminhada for mais longa. Caso esteja com sobrepeso, use tênis com bom nível de amortecimento, assim se evitam dores e protegemos as articulações”, explica o profissional.
Confira a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.