metropoles.com

Infecção silenciosa: saiba como o HPV pode se manifestar no corpo

Na maioria dos casos, o contágio não dá sinais ou eles são sutis. Vacina do SUS passou a ser dada em dose única e protege da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto mostra mulher apontando lupa em direção a sua calcinha
1 de 1 Foto mostra mulher apontando lupa em direção a sua calcinha - Foto: Getty Images

O papilomavírus humano (HPV) é uma ameaça silenciosa. A infecção causa 99% dos casos de câncer de colo de útero e também está relacionada a outros seis tipos de tumores (ânus, vulva, vagina, pênis, boca e garganta). Sua presença no organismo, porém, muitas vezes não é notada.

O HPV é uma família de vírus com mais de 200 tipos. Eles são contraídos quando há contato da pele ou das mucosas genitais com o vírus. Ou seja, a penetração não é a única forma de contaminação: masturbação, sexo oral, compartilhamento de roupas íntimas e até o uso de banheiros mal higienizados podem propiciar a infecção.

Na maioria dos casos, o vírus fica no organismo de forma latente, causando micro inflamações e lesões que facilitam o surgimento dos tumores.

“A maioria dos vírus que causam sintomas são os tipos 6 e 11 do HPV, que não são tão relacionados aos tumores malignos. Os tipos potencialmente cancerígenos podem ou não resultar em sintomas, por isso a vacinação é tão importante e quanto maior a proteção das vacinas, melhor”, explica o infectologista Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Veja sinais de infecção pelo HPV

Verrugas genitais

São o sintoma mais clássico da infecção. Conhecidas popularmente como cristas de galo, são um acúmulo de pele ressecada na região genital. Em geral, ficam próximas aos grandes lábios em mulheres e à glande em homens.

Coceiras e ardência

As regiões próximas às feridas podem apresentar coceiras, ardências ou incômodos, o que ajuda no diagnóstico eventual de lesões internas.

Lesões

Em homens, podem surgir manchas e feridas no pênis, na bolsa escrotal, no ânus, na boca ou na garganta. Nas mulheres, as feridas são menos comuns, mas as manchas são comuns.

Verrugas na boca

O aparecimento verrugas na língua, na garganta, no céu da boca e nos lábios também podem estar associados a um caso de HPV.

É importante estar atento aos sinais e monitorá-los mesmo que os sintomas passem, já que em 90% dos casos eles desaparecem naturalmente, mas o risco aumentado de câncer permanece.

Imagem colorida: mulher de perfil mostra curativo no braço escrito HPV - Metrópoles
Sintomas podem ser silenciosos e melhor forma de prevenção do HPV é evitar o contágio e usar a vacina

Ausência de sintomas visíveis pode ser preocupante

Os tipos de HPV que manifestam sintomas visíveis são os menos cancerígenos, mas a presença deles não exclui a possibilidade de se ter os que causam lesões internas e são mais associados aos tumores.

Os sinais costumam aparecer entre dois e oito meses após a infecção ou em períodos em que a imunidade do corpo está mais baixa.

O uso de preservativos reduz drasticamente as chances de contato com o vírus, mas a prevenção mais eficiente é a vacinação em jovens, preferencialmente antes de se tornarem sexualmente ativos.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina passou a ser oferecida em dose única no início deste mês para a prevenção de quatro tipos de HPV (os mais silenciosos e potencializadores dos riscos de câncer). Ela é dada para meninos e meninas na faixa etária entre 9 e 19 anos.

Vítimas de abuso sexual, pessoas que vivem com HIV, transplantados ou pacientes oncológicos entre 9 e 45 anos também podem tomar o imunizante. Na rede privada, qualquer pessoa com menos de 45 pode recorrer à vacina.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?