Como incluir mais folhas e legumes na alimentação diária?
Somente quatro em cada 10 brasileiros costumam comer frutas e hortaliças todos os dias. Confira dicas para uma alimentação mais saudável
atualizado
Compartilhar notícia
Iniciar novos hábitos pode ser desafiador. Ainda mais se isso incluir modificar rotinas de alimentação diárias. Pesquisa de 2017 do Instituto Datafolha aponta que a cada 10 brasileiros somente quatro consomem frutas e hortaliças diariamente. Afinal, como comer alface, cenoura, rabanete, entre outros, sem reclamar?
Segundo a nutricionista Alessandra Almeida, da clínica Nutricionistas e Funcional em Brasília, começar a comer salada para adultos é quase como iniciar a vida alimentar sólida de um bebê. “Mães e pais estão sempre buscando estratégias para que o bebê se acostume com o novo paladar, com os adultos que têm restrição a saladas, temos de fazer o mesmo”, explica a profissional.
Iniciar as refeições com saladas cruas auxilia no processo de digestão e aumenta a sensação de saciedade. Por isso, a dica é ir testando o paladar aos poucos. Para começar, a pessoa pode provar coisas mais simples, como alface, tomate, pepino, cenoura. E gradualmente incluir novas opções, como folhas escuras: rúcula, agrião, alface crespa, salsão, entre outros. Combinações com frutas e grãos também são boas opções.
Alessandra, que também é chef de cozinha da Aroma Dijon, sugere molhos para os muito resistentes. A despensa deve ter azeite de qualidade, vinagre balsâmico, limão, temperos desidratados e mostarda Dijon. “Você pode preparar diversos temperos com propriedades anti-inflamatórias. Por exemplo, o alho na sua forma crua ajuda muito na imunidade”, indica.
Segue uma receita de incentivo a mudança: