Como ganhar massa muscular mais rápido? Médica explica
Processos metabólicos e hormonais são fundamentais para a composição corporal e afetam diretamente o ganho de massa muscular
atualizado
Compartilhar notícia
Ganhar massa muscular pode ser um desafio para muitas pessoas, já que exige dedicação, consistência e o equilíbrio certo entre alimentação e treino. Fatores como genética, rotina de exercícios e ingestão de proteínas influenciam diretamente no processo, tornando o ganho de músculos algo que demanda tempo e esforço.
A médica endocrinologista Gabriela Iervolino, titulada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), destaca que a massa muscular vai além da questão estética: ela contribui para o equilíbrio do corpo, protege a estrutura óssea e até mesmo auxilia no emagrecimento. Mas o que é essencial para ganhar massa muscular?
O que é necessário para ganhar massa muscular?
Gabriela explica que o primeiro passo é avaliar o peso da pessoa e calcular a quantidade mínima de proteína que ela deve ingerir diariamente, sempre levando em consideração a função renal.
“É quase impossível, pela alimentação, atingir a quantidade ideal de proteína diária, por isso, é preciso saber o quanto se ingere de proteína na alimentação e, por muitas vezes, usar suplementos proteicos. Quando não ingerimos uma boa quantidade de proteína, ao menos o suficiente, não conseguimos manter uma massa muscular boa”, explica a médica.
Leia a matéria completa no site Sportlife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!