Confira como fazer exercícios para controlar a pressão alta
Cardiologista diz que o melhor exercício para quem é hipertenso é aquele que a pessoa gosta de fazer. Veja o que evitar
atualizado
Compartilhar notícia
A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea dentro das artérias. A condição é uma das principais causas de acidente vascular cerebral (AVC) e ataque cardíaco — o problema é ainda maior porque não apresenta sintomas.
Para pessoas que já foram diagnosticadas ou querem evitar a condição, além de manter uma dieta equilibrada, uma das melhores dicas é praticar exercícios.
“Não existe uma contraindicação formal para cada modalidade, desde que a pressão arterial esteja controlada com medicamentos e o paciente seja acompanhado por um médico. O melhor exercício para o hipertenso é o que ele gosta de fazer, pois isso garante uma maior adesão”, explica o cardiologista Rafael Côrtes, do Grupo Santa, de Brasília.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana para todos os adultos, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.
“Além dos benefícios diretos na pressão arterial, a atividade física melhora a saúde dos vasos sanguíneos, aumenta o bem-estar, melhora a postura e, consequentemente, diminui o estresse e as dores pelo corpo. Pessoas hipertensas que seguem as recomendações de atividade física apresentam uma redução de 27% a 50% no risco de mortalidade. Mesmo níveis menores de atividade também trazem benefícios”, ensina o médico.
Exercícios para hipertensos
De acordo com Côrtes, as atividades físicas recomendadas e que têm benefícios na redução da pressão arterial comprovados em estudos científicos são:
- Caminhada;
- Corrida;
- Natação;
- Ciclismo;
- Dança.
Segundo o cardiologista, a sessão de exercícios não deve ser realizada se a pressão arterial estiver acima de 160/105 mmHg. Também não é recomendado praticar atividade física sem o uso dos medicamentos contínuos para hipertensão.
O exercício leve a moderado em indivíduos sem doença cardíaca não precisa de avaliação médica prévia. “Se surgirem sintomas durante a prática, é necessário interromper a atividade e procurar um médico. Indivíduos hipertensos com comorbidades, sintomas ou que pretendem fazer atividades de alta intensidade ou competitivas devem procurar um médico antes”, alerta Côrtes.
Para pessoas com pressão alta, em vez de se concentrar estritamente na frequência cardíaca, a dica é prestar atenção em como o corpo se sente, principalmente se o paciente estiver fazendo uso de medicamentos para pressão arterial. A alguns remédios podem diminuir a resposta do coração.
O que evitar durante a prática de exercícios?
1 – Não tente treinamento de alta intensidade
Se é novo na prática de atividades físicas, não tente praticar um treinamento de alta intensidade, que causa aumento rápido na frequência cardíaca e na pressão arterial.
2 – Evitar burpees e levantar muito peso
Pacientes hipertensos devem evitar exercícios que exijam levantar e descer rapidamente do chão, como os burpees, que trabalham muitos músculos e mudanças de posição. Além disso, o levantamento de pesos muito pesados também não é recomendado, pois o movimento impede a respiração adequada.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!