metropoles.com

Como está a vacinação no Japão, citado por Bolsonaro e sede das Olímpiadas?

Campanha de vacinação contra a Covid no país asiático só começou no fim de maio. Presidente erra ao dizer que “97% não quiseram se vacinar”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
vacinação são paulo
1 de 1 vacinação são paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, neste sábado (24/7) que, se ele tivesse coordenado o combate à Covid-19 no Brasil, não teria morrido tanta gente. Também disse que no Japão, país onde estão acontecendo as Olímpiadas, mais de 97% da população “não quis se vacinar”.

As declarações foram feitas em frente ao Palácio da Alvorada, em um encontro com apoiadores. A vacinação no Japão, de fato, está atrasada. No entanto, não corresponde ao percentual citado pelo presidente nem aos motivos.

De acordo com informações deste sábado do site Our World in a Data, que acompanha a vacinação no mundo, o Japão já imunizou 35,2% de sua população com ao menos uma dose da vacina. No Brasil, o mesmo percentual é de 46,2%, enquanto na Inglaterra a primeira dose chegou a 68,4% da população e, nos EUA, a 56,%.

Os primeiros centros de vacinação no país asiático só foram abertos em 24 de maio, isso por conta de severas leis regulatórias do país. Atualmente, os imunizantes Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Moderna estão sendo aplicados.

Leis regulatórias

Para a aprovação de uma vacina, o Japão exige que os ensaios clínicos – quando o medicamento é testado em voluntários – sejam feitos no país e, como o combate à pandemia da Covid-19 foi exemplar por lá, o país não se tornou um destino procurado pelos laboratórios. Isso porque, para se chegar aos resultados de eficácia mais rápido em ensaios clínicos, é importante que haja alta circulação do vírus.

O atraso para o início da campanha de imunização provocou pressão popular sobre o governo japonês, mas, atualmente, milhares de pessoas são vacinadas todos os dias. Neste mês de julho, em várias datas, a vacinação superou a meta do premiê Yoshihide Suga, de aplicar 1 milhão de doses por dia.

O nível de desconfiança da população japonesa em relação à vacina contra Covid-19 é alto, de 47%, segundo pesquisa global do Imperial College de Londres e da empresa de opinião pública YouGov de maio, mas passa longe do percentual citado pelo presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?