metropoles.com

Ora-pro-nóbis: saiba como cultivar em casa planta proteica

Engenheiro agrônomo explica como cultivar a ora-pro-nóbis por conta própria a partir de uma muda. Confira benefícios da planta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Imagem colorida mostra folhas verdes e flores em botão da planta ora-pro-nóbis - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra folhas verdes e flores em botão da planta ora-pro-nóbis - Metrópoles - Foto: GettyImages

A ora-pro-nóbis (OPN) é uma planta alimentícia não convencional (Panc) rica em proteínas, fibras e minerais. Suas folhas são cheias de substâncias fitoquímicas que têm propriedades medicinais.

Além de ser nutritiva e versátil, a ora-pro-nóbis é de fácil cultivo. O engenheiro agrônomo Victor Pereira, de Brasília, explica que ela pode ser plantada em casa sem grandes dificuldades a partir de uma muda.

“Você pode plantar a muda em um saquinho preto com substrato e enterrá-la parcialmente. A parte enterrada se tornará a raiz, e o que fica para fora se desenvolverá como a parte aérea da planta. Isso pode ser feito dentro de casa, mas ao ar livre funciona melhor”, afirma Pereira.

Ele explica que a ora-pro-nóbis tem um hábito de crescimento semelhante ao de uma planta trepadeira e, por isso, é interessante escolher um método de condução para guiar o crescimento, como a espaldeira por meio de uma estaca. Quanto à adubação, algumas pessoas usam restos de comida para reciclar nutrientes, mas outra boa opção é o uso de fertilizantes como o NPK.

Ora-Pro-Nóbis
A OPN é de simples cultivo

A colheita de hastes (folhas e pecíolos) é feita a partir de 90 a 120 dias, à medida que a planta passa dos 80 cm de comprimento. A produção pode atingir de 1 a 2 kg de folhas por planta a cada corte, com quatro a oito cortes por ano. Plantada, a ora-pro-nóbis dura mais de 10 anos.

Ora-pro-nóbis na alimentação

Retiradas e lavadas, as folhas estão prontas para consumo. A nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília, explica que uma boa forma de incluir a planta na alimentação é triturá-la e adicioná-la ao arroz, macarrão, caldos e feijão.

“É uma forma de chegar ao consumo indicado de proteínas no dia, já que são 22g do macronutriente para cada 100g da planta. Além disso, ela é uma aliada para o controle glicêmico devido à sua alta concentração de fibras, o que auxilia muito na dieta de pessoas com diabetes”, afirma Rayanne.

Imagem colorida de mão feminina despejando folhas em frigideira - Metrópoles
Ora-pro-nobis é uma alimentação versátil

A recomendação da nutróloga Isolda Prado, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), é refogar a ora-pro-nóbis com azeite de oliva, alho e cebola. Assim, ela pode ser consumida como acompanhamento ou recheio para tortas e omeletes.

“É um alimento extremamente versátil e a ora-pro-nóbis pode ser consumida crua ou até como farinha. Enquanto alimento, ela proporciona ação antioxidante e auxilia na prevenção de anemia pelo alto teor de ferro”, destaca a nutróloga.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?