metropoles.com

Confira 5 erros para não cometer com a sua pele durante o verão

A estação mais quente do ano pode ser especialmente perigosa para a saúde da pele. Conheça os 5 erros que podem te fazer pagar caro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Na foto, uma mulher passando óleo no rosto
1 de 1 Na foto, uma mulher passando óleo no rosto - Foto: Getty Images

Nossa pele precisa de cuidados o ano inteiro, mas é necessário adequá-los a cada estação. Isso acontece com os hábitos de vida, e também com o skincare. “Quando bem orientado, o skincare pode contar com formulação específica e melhorar tanto os aspectos externos da pele, como também proteger sua saúde, textura e integridade, proporcionando hidratação, nutrição e fotoproteção”, explica a dermatologista Mônica Aribi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Especialistas destacam quais são os principais erros que podem danificar a pele no verão. Confira:

1. Não repassar o protetor solar

Este é, provavelmente, o pior erro que você pode cometer com sua pele e com a saúde como um todo. “O fotoenvelhecimento induzido pela radiação inclui a flacidez. Além disso, a longo prazo, pode causar câncer de pele. É fundamental usar e reaplicar o protetor solar ao longo do dia”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff.

O protetor é ainda mais importante para quem tem melasma, uma doença crônica caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras no rosto. Para proteger a pele, as quatro principais dicas são:

1) O uso do protetor solar;

2) A aplicação na quantidade certa;

3) A reaplicação do filtro;

4) O uso de produtos com cor.

“Só assim, ele cumprirá bem seu papel. E, como o melasma pode piorar com a exposição prolongada à luz visível, cuja proteção se dá pelo pigmento/opacidade, a cor é fundamental”, explica a médica Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

2. Esquecer dos hidratantes e cremes reparadores para a pele

Mesmo que a pele fique mais oleosa no verão, o uso de hidratantes ainda é importante. Quanto mais íntegra estiver a derme, melhor ela se defende dos agressores ambientais.

“Um dos maiores mitos sobre a hidratação da epiderme é que a de tipo oleosa não precisa ser hidratada, ou até mesmo que não pode ser, pelo receio de que o hábito cause espinhas e cravos. No entanto, a oleosidade é diferente de hidratação: enquanto a primeira se refere ao excesso de sebo, a segunda trata da quantidade de água na pele”, explica a dermatologista Mônica.

Além disso, no verão, também perdemos mais sais mineirais com o suor. A ausência deles também pode deixar a pele desidratada, informa a farmacêutica Maria Eugênia Ayres.

3. Uso de ácidos sem orientação

Os ingredientes mais efetivos nos dermocosméticos são os ácidos, que atuam como coringa, tratando de acne a rugas, de manchas a flacidez. Mas, com a chegada do verão, é hora de dizer adeus ou diminuir consideravelmente o uso deles, principalmente o ácido retinóico. Isso porque eles são fotossensíveis – e isso significa que podem manchar ou irritar a pele na presença do sol ou calor.

“Eles promovem renovação celular, uniformização da tonalidade e melhora da textura. Como causam fotossensibilidade da pele, seu uso deve ser orientado por médicos para saber qual a concentração do ativo e frequência ideais para a sua pele”, diz Mônica.

Confira a lista completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?