metropoles.com

Aprenda como calcular a quantidade ideal de proteína por dia

A quantidade de proteína a ser consumida diariamente varia com tipo de atividade física praticada. Saiba como fazer a conta

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Alimento fonte de proteína - queijo, frango, peixe, bife, ovos
1 de 1 Alimento fonte de proteína - queijo, frango, peixe, bife, ovos - Foto: Getty Images

Afinal, quanto de proteína devemos ingerir por dia? O nutriente tem ganhado cada vez mais destaque na dieta, principalmente pela publicação recente de pesquisas que reforçam a importância dele para o ganho e a manutenção da massa muscular e, consequentemente, para a saúde e o bem-estar, não importa a faixa etária.

“O consumo de proteína aliado a um programa de exercícios de força (musculação) ajuda a prevenir a sarcopenia. A condição, ligada ao envelhecimento, leva à perda natural de massa muscular a partir dos 40 anos. Mas ela também está relacionada a dietas desequilibradas para emagrecimento, com baixa ingestão de proteína e sem o apoio de exercícios”, esclarece o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife.

Outro ponto que faz da proteína uma aliada da saúde e do controle de peso é o fato de promover saciedade por mais tempo. Dessa forma, o nutriente contribui para uma ingestão menor de calorias ao longo do dia — uma estratégia muito interessante para quem deseja emagrecer.

Qual é a quantidade de proteína ideal para cada pessoa?

A International Society of Sports Nutrition, entidade que orienta as diretrizes internacionais de nutrição esportiva, coloca que o consumo de proteína diário varia de acordo com o estilo de vida, tipo de exercício praticado e peso de cada pessoa.

Segundo a organização, quem realiza exercício físico regularmente deve ingerir entre 1,4 a 2,0 g por quilo por dia de proteína, sendo que os praticantes de atividades de endurance (como maratona e triatlo, por exemplo) devem ficar no limite inferior dessa faixa.

Já quem faz atividades intermitentes (exercícios que mesclam alta e baixa intensidade, como futebol e vôlei, por exemplo) deve consumir níveis no meio dessa faixa. No entanto, aqueles que praticam exercícios de força/potência (musculação) devem ingerir níveis na extremidade superior da recomendação.

Para as pessoas que não praticam exercícios, a recomendação fica em torno de 1 g/kg/dia de proteína. Essa quantidade já é suficiente para atender bem as necessidades de homens e mulheres adultos.

Exemplo de cálculo na prática

Uma pessoa sedentária deve consumir 1 g de proteína por quilo. Portanto, se ela pesa 60 kg, basta multiplicar 1 x 60 para saber que o total de proteína a ser ingerida é de aproximadamente 60 gramas por dia.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?