metropoles.com

Guia da confraternização: nutri ensina como beber sem ficar de ressaca

Nutricionista explica como a ressaca ocorre e dá dicas para evitar os sintomas de desconforto no dia seguinte das confraternizações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de mulher sentada na cama com a ão na cabeça de ressaca-Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher sentada na cama com a ão na cabeça de ressaca-Metrópoles - Foto: Getty Images

As confraternizações de fim de ano são um momento para relaxar e comemorar, mas, para isso, muitos acabam exagerando na bebida alcoólica. Toda ação, porém, tem consequência: e a do álcool é a ressaca do dia seguinte. A situação é caracterizada por dores de cabeça, enjoos, náuseas, vômitos, fadiga e falta de apetite.

A nutricionista esportiva Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, em Brasília, explica que o álcool transforma-se em acetaldeído no organismo. A substância é tóxica para órgãos como o fígado e o rim, que não conseguem metabolizar grandes quantidades da toxina.

“A dose segura para bebida alcoólica depende de alguns fatores. No entanto, esse ano o governo do Canadá emitiu uma recomendação, embasada por estudos, que sugere uma dose para mulher e duas para homens por semana. A quantidade é equivalente a uma lata de cerveja ou um shot de destilado”, afirma Rayanne.

Decidiu beber? A nutricionista destaca dicas para evitar e combater a ressaca da confraternização de fim de ano. Veja:

1. Hidrate-se

“Um dos fatores que contribuem para a ressaca é a falta de líquidos no organismo. Portanto, beba água, isotônicos ou água de coco entre um drink e outro. A ação evita a desidratação causada pelo álcool”, ensina a nutricionista.

2. Evite misturar os drinks

Algo comum durante as festas de confraternização regadas com variedades de bebidas é beber mais de um tipo de drink. O ideal é escolher apenas um, pois a mistura dificulta mais ainda a metabolização do álcool, gerando intoxicação e os efeitos colaterais.

3 imagens
Tente manter o padrão alimentar. O exagero de sal e comidas pesadas pode piorar a compensação da hipertensão e elevar os níveis de colesterol e triglicérides
Escolhas saudáveis são a chave para a consciência não pesar depois
1 de 3

Não exagere nas bebidas de fim de ano e mantenha boa ingestão de água

Giselleflissak/GettyImages
2 de 3

Tente manter o padrão alimentar. O exagero de sal e comidas pesadas pode piorar a compensação da hipertensão e elevar os níveis de colesterol e triglicérides

MaFelipe/GettyImages
3 de 3

Escolhas saudáveis são a chave para a consciência não pesar depois

FG Trade/GettyImages

3. Coma algo nutritivo

“Alguns alimentos podem ajudar a evitar a ressaca. Os ovos, por exemplo, têm uma molécula que protege o fígado da intoxicação. Bananas são ricas em potássio, mineral capaz de repor o que o álcool tirou do corpo, e abacates têm compostos que previnem a ressaca”, destaca a nutricionista.

4. Coma petiscos

Outra forma de evitar a ressaca é manter-se alimentado. Faça uma refeição antes de beber e petisque durante a festa. Dessa forma, o intestino se mantém preenchido, absorvendo o álcool mais devagar — assim, as chances de passar mal são menores.

5. Beba chá de boldo

“O boldo contém uma substância que protege o fígado e ajuda a reparar danos causados pelo álcool. Duas xícaras de chá da planta podem aliviar sintomas desagradáveis da ressaca, como a dor de cabeça”, orienta Rayanne.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?