Estado de alerta! O que fazer para amenizar desconforto da seca
Neste período, é comum sentir tontura, dor de cabeça e sintomas de rinite, além de sofrer quadros de desidratação
atualizado
Compartilhar notícia
O ano de 2024 já é um dos dez mais secos da história de Brasília, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital do país completa 128 dias consecutivos sem chuva nesta quinta-feira (29/8).
A estiagem prolongada contribui para a redução da umidade do ar, causando desconforto para respirar, para se exercitar e, até mesmo, para realizar tarefas cotidianas.
Sentir tontura, dor de cabeça, sintomas de rinite – como obstrução nasal, coceira no nariz, na garganta e nos olhos – estão entre os sintomas mais comuns da seca. A baixa umidade do ar também contribui para um quadro de desidratação e alteração da pressão arterial.
De acordo com a médica Gilda Elizabeth, pneumologista do Hospital Brasília Águas Claras, a baixa umidade e o clima seco provocam o ressecamento de todo o sistema respiratório. Além dos desconfortos físicos, os indivíduos ficam mais suscetíveis ao acúmulo de substâncias/partículas infecciosas nas vias aéreas.
“A seca aumenta os casos de alergias e infecções respiratórias, pois a combinação de clima seco, baixa umidade e variação de temperatura, prejudica as vias aéreas”, explica Gilda.
A otorrinolaringologista Márcia Dias Voltolini, que atende em Brasília, lembra que alguns aspectos ambientais podem ser controlados para evitar crises alérgicas. Os principais são cuidar da limpeza da casa, das roupas de cama e das cortinas, além de lavar as roupas mais pesadas, que são usadas apenas nos períodos mais frios.
“O clima seco mantém as partículas de poeira e poluição em suspensão no ar, por isso, devemos dobrar os cuidados com a limpeza da casa. Passar pano úmido nos móveis e no chão e evitar acúmulo de objetos são medidas essenciais”, ponderou, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Como amenizar os sintomas da seca
A principal maneira de reduzir os desconfortos da seca é se manter hidratado. Veja algumas estratégias sugeridas pelas médicas:
- Ingerir líquidos em abundância;
- Usar umidificador, quando possível. Toalhas molhadas e baldes e bacias com água também podem ser colocadas próximo à cama para tornar o ambiente mais úmido;
- Evitar usar o ar-condicionado e ventilador pois eles ressecam o ambiente;
- Aplicar soro fisiológico nas narinas. O hábito vai deixar o nariz sempre úmido, tornando a respiração mais agradável, além de evitar infecções;
- Usar colírios para lubrificar os olhos;
- Não realizar exercícios físicos ao ar livre, principalmente nos períodos mais secos;
- Se possível, ficar em casa com as janelas fechadas.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!