metropoles.com

Acupuntura e câncer: como técnica chinesa pode ajudar no tratamento

Estudo apresentado na Asco 2024 mostra os benefícios da acupuntura para pacientes em tratamento contra o câncer de mama

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Acupuntura
1 de 1 Acupuntura - Foto: Getty Images

A acupuntura é uma abordagem terapêutica milenar e seus benefícios para o bem-estar e bom funcionamento do corpo continuam a ser estudados até hoje. Na última edição do encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, na sigla em inglês) foram apresentados quatro estudos sobre os benefícios da técnica da medicina tradicional chinesa (MTC) para pacientes com câncer em tratamento.

Em um deles, pesquisadores do Tata Memorial Centre, na Índia, mostraram que as mulheres com câncer de mama que têm neuropatia periférica induzida por quimioterapia (CIPN) – uma doença que afeta os nervos periféricos do corpo e causa reflexos nas mãos, pés, pernas e braços, com a perda de sensibilidade e atrofia muscular – tiveram uma melhora significativa na qualidade de vida relacionada à condição após passarem por um protocolo de oito semanas de sessões de acupuntura.

Ao longo de seis meses, as participantes continuaram percebendo benefícios significativos. “Os resultados são potencialmente uma mudança na prática e merecem consideração como um novo padrão de cuidados a nível mundial”, afirmam os autores do estudo.

De acordo com a oncologista Luciana Landeiro, líder nacional do programa de survivorship da Oncoclínicas, a acupuntura pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes durante e após o tratamento do câncer.

A técnica atua especialmente no alívio dos sintomas e efeitos colaterais associados ao tratamento da doença, como dor, náuseas, fadiga, a neuropatia periférica induzida por quimioterapia (CIPN) e outros desconfortos.

Após o término do tratamento ativo, a acupuntura é indicada para ajudar na recuperação e na gestão de sintomas persistentes, como neuropatia, dor crônica, ansiedade e depressão. Durante a fase mais tardia de sobrevivência ao câncer, a técnica entra para manter o bem-estar geral e prevenir a recorrência de sintomas.

0

O que é a acupuntura

A acupuntura estimula pontos espalhados por todo o corpo, ao longo dos meridianos, por meio da inserção de agulhas metálicas finas aplicadas por profissionais treinados. A técnica não substitui o tratamento tradicional: ela é indicada como uma terapia complementar, indicada conforme a necessidade dos pacientes.

“É uma abordagem não farmacológica, baseada em evidências, para gerenciar muitos dos desconfortos decorrentes do câncer e seus tratamentos. Ela deve ser rotineiramente considerada e, idealmente, oferecida como parte do cuidado multidisciplinar no tratamento do câncer, pois pode ser administrada com segurança dentro e fora dos ambientes oncológicos, em qualquer estágio do caminho de sobrevivência ao câncer”, afirma Luciana.

Benefícios da acupuntura

De acordo com o oncologista, a técnica age no organismo através de uma série de mecanismos complexos a partir da estimulação de alguns pontos. Alguns dos benefícios da acupuntura para a saúde incluem:

Efeito analgésico: a inserção das agulhas induz a liberação de adenosina trifosfato (ATP) na pele, levando a um efeito analgésico.

Melhora da imunidade: a acupuntura pode aumentar a sensibilização de mastócitos, células sentinelas do sistema imunológico envolvidas na resposta inflamatória. Estudos mostraram uma maior densidade de mastócitos nos pontos de acupuntura.

Estímulo das respostas imunológicas: a técnica pode causar a liberação de fatores pró-inflamatórios de tecidos lesionados e células imunológicas, estimulando as respostas locais e sistêmicas.

Efeitos anti-inflamatórios: a acupuntura pode exercer efeitos anti-inflamatórios, aumentando a liberação de opioides pelo sistema nervoso simpático.

A estimulação da acupuntura também pode causar a liberação de catecolaminas da glândula adrenal, neurotransmissores que agem nos receptores de dopamina. Isso pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a resposta imunológica.

“Esses mecanismos combinados sugerem que a acupuntura pode ter um impacto significativo no sistema imunológico, ajudando a regular a resposta inflamatória e potencialmente melhorando a capacidade do corpo de combater infecções e outras condições imunológicas”, afirma a médica.

Acupuntura é oferecida pelo SUS

A acupuntura é uma das 29 práticas integrativas e complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. As PICS fazem parte das práticas de medicinas tradicionais, complementares e integrativas (MTCI), denominadas assim pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o Ministério da Saúde, existem 8.239 estabelecimentos de saúde na Atenção Primária ofertando atendimentos individuais e coletivos em PICS nos municípios brasileiros.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?