Para melhorar a digestão: veja como acrescentar o psyllium na dieta
O psyllium melhora a digestão, contribuindo para a saúde do intestino, e promove saciedade, acelerando a perda de peso
atualizado
Compartilhar notícia
O psyllium é uma fibra solúvel derivada das cascas das sementes de Plantago ovata, uma planta nativa da Índia e do Irã. Como suplemento alimentar, ele ajuda a melhorar a digestão e promover a saúde intestinal, explica o médico pós-graduado em endocrinologia Rodrigo Neves.
“Devido à sua capacidade de absorver água e se expandir no estômago, o psyllium pode ajudar na sensação de saciedade. Isso pode auxiliar indiretamente a perda de peso ao reduzir a ingestão calórica total”, acrescenta o médico.
Como acrescentar o psyllium na rotina alimentar?
O psyllium pode entrar na rotina alimentar de várias formas, como em pó misturado com água, sucos ou incorporado em receitas de pães, panquecas e smoothies. “Os benefícios incluem melhora na regularidade intestinal, auxílio na manutenção dos níveis de açúcar no sangue para pessoas com diabetes e possível redução do colesterol LDL (‘ruim’)”, aponta Neves.
Além disso, o psyllium pode ajudar na saúde do intestino de várias maneiras. “Como fibra solúvel, ele absorve água e forma um gel que pode suavizar as fezes e facilitar sua passagem. Isso ajuda a prevenir e tratar a constipação”, diz o médico.
E, ao promover um trânsito intestinal regular, o psyllium pode auxiliar na manutenção de uma microbiota intestinal saudável, o que é benéfico para a saúde geral do intestino – e, assim, de todo o organismo.
Saiba quais são os riscos e contraindicações do psyllium no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!