Comitê do Canadá desaconselha uso de vacina da AstraZeneca em idosos
O órgão consultivo afirma não haver informações suficientes sobre a eficácia do imunizante contra a Covid-19 em pessoas com 65 anos ou mais
atualizado
Compartilhar notícia
Apenas três dias depois de a agência reguladora de medicamentos do Canadá aprovar o uso emergencial da vacina de Oxford/AtraZeneca contra o novo coronavírus, o Comitê Consultivo Nacional de Imunização do país divulgou novas diretrizes que desaconselham o uso do imunizante em pessoas com 65 anos ou mais.
No documento, publicado nessa segunda-feira (1º/3), o órgão justifica que faltam informações sobre a eficácia do imunizante para a faixa etária. A decisão vai de encontro com os posicionamentos de países europeus como Alemanha e Itália.
Apesar de ter aprovado, na sexta-feira (26/2), o uso da vacina em pessoas com mais de 18 anos, a agência reguladora de medicamentos Health Canada também observou que os dados de ensaios clínicos disponíveis eram muito limitados para estimar com segurança o potencial da vacina em pessoas idosas.
A Health Canada destacou também que as “evidências emergentes do mundo real” dos países que usam a vacina mostram que a fórmula é segura e sugerem o potencial benefício na prevenção das populações contra a Covid-19.
Veja como o novo coronavírus ataca o corpo: