metropoles.com

Posso comer pipoca todos os dias? Nutricionista esclarece benefícios

Além de ser saborosa, a pipoca é pouco calórica e oferece diversos benefícios para o corpo quando consumida de forma adequada

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto de tigela redonda com pipoca
1 de 1 Foto de tigela redonda com pipoca - Foto: Getty Images

A pipoca, além de ser um lanche saboroso e popular, oferece diversos benefícios para a saúde quando consumida de forma adequada. Rica em fibras, antioxidantes e com poucas calorias, ela pode ser uma aliada em uma dieta equilibrada.

A nutricionista Lorrane Pienaro do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região afirma que a presença de compostos bioativos, óleos e amido associam a pipoca a uma série de benefícios à saúde.

“Pode comer todos os dias mas não existe uma recomendação específica de quantidade. Depende do milho, de como é feita essa, da necessidade nutricional do indivíduo e o objetivo. No entanto, uma colher de sopa de óleo de milho é capaz de satisfazer a necessidade diária de ácidos graxos essenciais”, explica.

A profissional alerta que todo alimento consumido em excesso pode ser prejudicial, e com a pipoca não é diferente. Ela complementa que é importante evitar a adição em excesso de sal, gorduras e temperos prontos.

Lorrane diz que a pipoca é uma opção de lanche interessante para quem está tentando perder peso.

“A pipoca é um alimento que causa saciedade por sua quantidade de fibras e pela mastigação. No entanto, ressalta-se a necessidade de consumir o grão (in natura ou pipocado) integral, já que a maior parte dos compostos se encontra em seu pericarpo (parte mais externa do grão)”, ensina.

Forma de preparo e diferenças

Há várias formas de preparo da pipoca, podendo ser pelo método tradicional na panela, na pipoqueira, na máquina que faz o alimento e a feita na água.

Também a possibilidade de fazer a pipoca no micro-ondas, que é basicamente colocar o milho dentro de um saco de papel (semelhante aos utilizados para pão da padaria) e levar ao micro-ondas.

“Na pipoca de micro-ondas, normalmente são encontrados, além do milho de pipoca, gordura vegetal, sal e preparado sabor manteiga (óleo vegetal, aromatizante, regulador de acidez ácido acético e corantes naturais como cúrcuma e urucum). Compostos que são comprovadamente nocivos à saúde”, alerta Lorrane.

Já na feita de maneira tradicional é adicionado o milho, uma fonte de gordura e posteriormente o sal. A nutricionista aponta que é importante ler o rótulo dos produtos.

“Os ingredientes são expostos de modo decrescente. O primeiro ingrediente é o mais presente e o último é o que menos está presente”, ensina.

Pipoca, balde de pipoca salgada - Metrópoles
Ideal para comer enquanto assiste um filme, a pipoca é antioxidante, além de ser rica em vitaminas

Confira os benefícios do consumo de pipoca para o nosso corpo:

1 – Fonte de fibras

A pipoca é um grão integral com alto teor de fibras. Para exemplificar, uma porção de 30 g desse lanche contém 4,3 g de fibras, o que contribui para o bom funcionamento do intestino.

2 – Reduz risco de doenças

De acordo com a nutricionista, os compostos bioativos são potencialmente capazes de reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes tipo II.

3 – Melhora funcionamento intestinal

A pipoca é rica em fibra, auxiliando no bom funcionamento intestinal, além de conter vitaminas do complexo B, que ajudam na sensação de relaxamento.

4 – Combate radicais livres

Também estão presentes no milho compostos fenólicos como ácidos fenólicos, antocianinas e flavonoides, que auxiliam no processo anti-inflamatório. Além dos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo.

5 – Baixa em calorias

Quando preparada sem adição de óleo ou manteiga, a pipoca é um lanche de baixa caloria, ideal para quem busca controlar o peso sem abrir mão de um lanche saboroso.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?