Comer na ordem correta auxilia no emagrecimento, diz especialista
Nutricionista aponta que a ordem em que comemos durante as refeições pode diminuir a fome e ajudar no emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos remédios mais populares da atualidade, o Ozempic vem sendo usado de maneira off label por pacientes em processo de emagrecimento por atuar no controle da fome. Porém, existe um método natural para atingir o mesmo resultado — basta prestar atenção na ordem da refeição.
Em entrevista ao jornal The Sun, a nutricionista Carolyn Williams aponta que comer vegetais ricos em fibras com uma dose pequena de gorduras boas — como uma salada com um fio de azeite, por exemplo — logo no início da refeição pode melhorar os níveis de açúcar no sangue e estimular hormônios que promovem a saciedade.
Esse processo em cadeia funciona da mesma forma que o Ozempic no corpo, porém, é claro, em menor escala. Uma pesquisa publicada em 2015 por nutricionistas japoneses mostrou que comer vegetais estimula a produção de GLP-1, o hormônio de saciedade que é imitado pelo medicamento.
Ao começar pelas verduras e folhas, o corpo processa os carboidratos refinados como arroz, pão ou macarrão, de forma mais equilibrada e não gera picos de açúcar no sangue. A queda brusca da glicose traz a sensação de fome.
“Os vegetais aumentam o GLP-1, diminuindo a velocidade da digestão e esvaziamento gástrico. Quando isso acontece, os carboidratos não serão digeridos tão rapidamente, demorando a chegar na corrente sanguínea”, explica Carolyn.
A técnica defendida pela nutricionista é conhecida como sequenciamento ou ordem da refeição e é recomendada principalmente para pessoas com diabetes. A Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) sugere que pacientes tentando perder peso também sigam a regra.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!