metropoles.com

Comer no café da manhã ajuda a emagrecer?

Estudo australiano aponta: pessoas que tomam café da manhã consomem mais calorias em geral e têm apetite maior à tarde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Juan Jimenez / EyeEm, Getty Images
Imagem colorida de uma mão masculina servindo café - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de uma mão masculina servindo café - Metrópoles - Foto: Juan Jimenez / EyeEm, Getty Images

A máxima que escutamos ao longo da vida de que o café da manhã é a refeição mais importante pode estar com seus dias contados. Pesquisadores da Universidade Monash, em Melbourne, Austrália, divulgaram no início deste ano resultados de 13 estudos diferentes sobre os efeitos do café da manhã em quem está buscando o emagrecimento. Segundo eles, não há evidências suficientes para sustentar a ideia de que comer logo ao acordar ajuda na perda de peso.

De acordo com o estudo australiano, pessoas que tomam café da manhã consomem mais calorias em geral e têm apetite maior à tarde. No entanto, os pesquisadores aceitam que serão necessários novos testes para concluir melhor os efeitos do hábito a longo prazo. O grupo de trabalho analisou participantes por períodos curtos – de duas a 16 semanas –, e a diferença na ingestão de calorias entre quem toma café da manhã e quem pula a refeição foi pequena.

Atualmente, há argumentos de defesa para todos os gostos. Nutricionistas que indicam o jejum intermitente, ou seja, períodos de 14 a 16 horas sem comer. Mas também há profissionais que reforçam a necessidade de refeições balanceadas, principalmente antes de se treinar para aumentar a energia.

A nutricionista Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia, em Brasília, afirma que o hábito do café da manhã deve ser avaliado de forma individual. “Quando falamos em perda de peso, por exemplo, não podemos dizer que uma determinada refeição vai definir os resultados. Para algumas pessoas, não tomar o café da manhã pode aumentar a fome na próxima refeição”, aponta Michelle Mendes. “Para outros, não”, completa.
A profissional reforça que há diferenças, inclusive, relacionadas aos alimentos consumidos no café da manhã. Se a refeição for composta por proteínas ou gorduras boas, há um controle maior de saciedade. “Isso acaba fazendo com que a pessoa se controle mais e evite ficar beliscando ou comendo muito na próxima refeição”, finaliza.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?