Comer no café da manhã ajuda a emagrecer?
Estudo australiano aponta: pessoas que tomam café da manhã consomem mais calorias em geral e têm apetite maior à tarde
atualizado
Compartilhar notícia
A máxima que escutamos ao longo da vida de que o café da manhã é a refeição mais importante pode estar com seus dias contados. Pesquisadores da Universidade Monash, em Melbourne, Austrália, divulgaram no início deste ano resultados de 13 estudos diferentes sobre os efeitos do café da manhã em quem está buscando o emagrecimento. Segundo eles, não há evidências suficientes para sustentar a ideia de que comer logo ao acordar ajuda na perda de peso.
De acordo com o estudo australiano, pessoas que tomam café da manhã consomem mais calorias em geral e têm apetite maior à tarde. No entanto, os pesquisadores aceitam que serão necessários novos testes para concluir melhor os efeitos do hábito a longo prazo. O grupo de trabalho analisou participantes por períodos curtos – de duas a 16 semanas –, e a diferença na ingestão de calorias entre quem toma café da manhã e quem pula a refeição foi pequena.
Atualmente, há argumentos de defesa para todos os gostos. Nutricionistas que indicam o jejum intermitente, ou seja, períodos de 14 a 16 horas sem comer. Mas também há profissionais que reforçam a necessidade de refeições balanceadas, principalmente antes de se treinar para aumentar a energia.