metropoles.com

Comer chocolate ajuda a queimar gordura na menopausa, sugere estudo

Pesquisa feita com mulheres mais velhas mostrou que uma quantidade limitada do alimento pode colaborar em regimes de emagrecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
Chocolate amargo
1 de 1 Chocolate amargo - Foto: Unsplash

Se você está passando pela menopausa, essa é a notícia que você precisa ler hoje. Uma pesquisa publicada no Faseb Journal confirmou os benefícios de comer pequenas quantidades de chocolate à saúde. E mais, acrescentou que as mulheres que estão enfrentando os efeitos hormonais que acompanham o final do período reprodutivo podem usá-lo para ajudá-las a dormir melhor e a queimar gordura.

A pesquisa acompanhou 19 mulheres na pré-menopausa, período que antecede o fim da menstruação e é caraterizado por variações hormonais associadas ao aumento de peso, sensação de calor, irritabilidade e irregularidades no sono. A quantidade de participantes é pequena e consiste na principal limitação do estudo, por isso os resultados devem ser encarados com parcimônia.

As voluntárias foram submetidas a uma dieta controlada na qual 85 gramas de chocolate eram permitidas uma hora depois de acordar ou uma hora antes de dormir. Segundo os pesquisadores, a dieta diminuiu a fome e o desejo por alimentos doces das participantes, principalmente, porque reduziu os níveis de glicose no sangue. O hábito também levou as voluntárias a terem mais energia para as atividades físicas e isso fez com que queimassem gordura e atingissem a desejada perda de peso.

As que usaram sua cota de chocolate à noite também relataram padrões menos erráticos no adormecimento e melhor qualidade geral do sono. De acordo com a nutricionista Shena Jaramillo, entrevistada pelo portal Insider sobre o assunto, é provável que a dieta controlada tenha suprido adequadamente às necessidades das participantes. Ou seja, não só o chocolate teria proporcionado os benefícios relatados, mas o conjunto dos alimentos ingeridos somados aos hábitos cotidianos das pacientes.

“Muitas pessoas que estão lutando para perder peso consomem, na verdade, poucas calorias e sabe-se que pulam o café da manhã “, afirmou Jaramillo. “Adicionar chocolate, ou qualquer outro alimento, permite que o corpo seja adequadamente nutrido e também ajuda a reduzir o desejo por alimentos doces. As pessoas ficam menos propensas a comer compulsivamente no final do dia, pois não se sentirão tão restringidas”, completou a especialista.

5 imagens
O chocolate contém cafeína, mas não deve ser consumido em excesso
Já que ele também é uma alimento muito gorduroso
O ideal são dois quadradinhos por dia
1 de 5

O chocolate proporciona vários benefícios à saúde

Pexels
2 de 5

O chocolate contém cafeína, mas não deve ser consumido em excesso

Ivan Samkov/Pexels
3 de 5

Já que ele também é uma alimento muito gorduroso

Oleg Magni/Pexels
4 de 5

O ideal são dois quadradinhos por dia

Pexels
5 de 5

Divulgação

Benefícios
Os benefícios do chocolate são bastante conhecidos. É um alimento rico em fibras e minerais como potássio, fósforo, cobre, ferro, zinco e magnésio. Além disso contém teobromina e cafeína, substâncias diuréticas e estimulantes do sistema nervoso central.

O cacau também é uma excelente fonte de antioxidantes e flavonoides. No entanto, o alimento é gorduroso e, por isso, seu consumo deve ser feito com parcimônia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?