Come e passa mal em seguida? Entenda o que é a intolerância alimentar
Diferente da alergia e da sensibilidade, a intolerância alimentar pode provocar sintomas em diferentes sistemas do organismo
atualizado
Compartilhar notícia
Dores abdominais, fadiga, dores de cabeça recorrentes, acne, dores articulares e sintomas depressivos são alguns dos sinais que podem surgir de repente, sem sabermos a origem. Todos eles podem ter uma única explicação: a intolerância alimentar.
Quem apresenta recusa a certos tipos de alimentos também pode sofrer com o problema. A médica Patrícia Santiago comenta que é comum atender pacientes com queixa de queda de cabelo e unhas frágeis. Os sintomas muitas vezes são decorrentes da deficiência de vitamina B7 ou o zinco, uma consequência da intolerância alimentar.
“Já percebemos que tanto a intolerância à lactose ou a sensibilidade ao glúten estão ou podem estar ligados à intolerância alimentar. A simples retirada desses alimentos do cardápio traz a melhora significativa dos cabelos e unhas do paciente. Sintomas que vão de um simples inchaço a um quadro de disfonia recorrente”, explica a médica.
O que é intolerância alimentar?
A intolerância alimentar é uma resposta do organismo à ingestão de determinados alimentos, quando o corpo tem dificuldade ou é incapaz de absorver alguns nutrientes. “É importante esclarecer a diferença entre intolerância, alergia e sensibilidade, pois a consequência pode ir de um simples sintoma a um risco de vida. A intolerância se trata de uma reação adversa, que envolve a digestão ou metabolismo, mas não envolve o sistema imunológico”, esclarece a especialista.
Para ler mais, acesse o portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.