Combinar jejum intermitente com HIIT dobra perda de peso, diz estudo
Estudo norueguês mostrou que mulheres praticantes alcançam melhores resultados do que as que optam por apenas uma estratégia
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) encontraram evidências de que conciliar uma dieta de jejum intermitente com treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) em um curto período de tempo potencializa a perda de gordura. De acordo com o estudo, as mulheres adeptas a esta rotina podem perder até o dobro de peso em comparação com as que não seguem a estratégia.
A pesquisa, publicada nessa terça-feira (4/10) na revista acadêmica Cell Metabolism, contou com a participação de 131 mulheres com idades entre 19 e 45 anos por sete semanas. Todas tinham excesso de peso.
“Recomendamos esse tipo de programa para pessoas que desejam ter uma maneira relativamente simples de mudar a dieta e os hábitos de exercícios e melhorar sua saúde”, escreveu a autora do estudo, Trine Moholdt.
Metade das voluntárias seguiu uma rotina que conciliava o jejum intermitente e os exercícios de alta intensidade. As participantes restantes foram divididas em dois grupos iguais: as que incluíram o jejum à rotina e as que passaram a praticar HIIT. Foi incluído no estudo um grupo controle com 33 mulheres que seguiram com suas dietas habituais e prática de atividade física.
As voluntárias que conciliaram jejum intermitente e treino de alta intensidade perderam, em média, 3,6 quilos ao final das sete semanas. O valor é quase o dobro em comparação ao grupo controle.
As que fizeram apenas a dieta perderam 2,1 quilos, em média, enquanto as praticantes do grupo focado no HIIT, sem mudanças na dieta, perderam 1,7 quilos.
“A alimentação com restrição de tempo (TRE) é um método menos tedioso e mais eficiente em termos de tempo para perder peso em comparação com a contagem diária de calorias. Já o HIIT é tolerável e seguro para indivíduos anteriormente sedentários e pode ser concluído em 30 a 40 minutos“, disse Trine.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.