Com avanço da vacinação, EUA dispensa uso de máscaras ao ar livre
Americanos já vacinados poderão fazer exercícios e encontrar pequenos grupos de pessoas sem o item de proteção, segundo o CDC
atualizado
Compartilhar notícia
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos anunciou, nesta terça (27/4), que americanos vacinados contra a Covid-19 – seja com as duas doses do imunizante da Pfizer/BioNTech e Moderna, seja com a aplicação única da Johnson & Johnson –, não precisarão usar máscaras ao ar livre. Cerca de 42% da população dos EUA já recebeu pelo menos uma dose de alguma das fórmulas que estão sendo aplicadas para combater o novo coronavírus no país.
Será permitido realizar atividades ao ar livre – como caminhar, correr, andar de bicicleta ou fazer trilhas – sem o uso do item de proteção. A autorização será admitida caso o indivíduo esteja desacompanhado, com pessoas que moram na mesma residência, ou em reuniões pequenas.
Apesar da liberação, o CDC diz que há riscos, já que o coronavírus continua sendo transmitido e não há como checar o nível de vacinação de pessoas em aglomerações. As medidas de segurança continuam valendo para eventos esportivos, shoppings, cinemas e locais onde não é possível verificar a situação de saúde de todos os indivíduos ali presentes. A população ainda deve evitar aglomerações medianas e grandes, bem como espaços com pouca ventilação.
Veja as principais orientações para a reutilização das máscaras N95/PFF2, segundo o perfil Qual a Máscara: