“Com medidas de proteção, viajar agora é relativamente seguro”, diz OMS
Diretor de emergências da agência internacional sugere que, seguindo cuidados para evitar o contágio, é possível fazer viagens curtas
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (30/10), o diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que, neste momento da pandemia, viajar é relativamente seguro. A entidade deve publicar um guia para orientar os países quanto aos riscos e medidas em breve.
“O risco de ser exposto ao vírus durante a viagem é relativamente baixo, por conta das medidas tomadas. O que precisamos estar atentos é às viagens internacionais”, explica o diretor. Segundo ele, sem conseguir determinar exatamente a situação do país de onde o passageiro está vindo e sem uma vigilância em saúde eficiente, é difícil manejar o risco de acabar trazendo o vírus de fora.
Por enquanto, ele explica que a decisão deve ser tomada de caso a caso, país a país. “É preciso aceitar que não há risco zero com viagens internacionais daqui para a frente”, afirma.