metropoles.com

Com alta de 36% nos casos de Covid-19, Brasil se afasta de estabilização

Balanço reúne informações da semana epidemiológica encerrada no sábado (25/7) e foi divulgado pelo Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Arte Metrópoles
Ilustração coronavírus em fundo vermelho
1 de 1 Ilustração coronavírus em fundo vermelho - Foto: Yanka Romão/Arte Metrópoles

Com um aumento de 36% nos diagnósticos de infecções provocadas pelo novo coronavírus, o Brasil não está mais em processo de estabilização da Covid-19. O número de mortes também cresceu 5% no período. Os dados foram informados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (29/7) e fazem referência a semana epidemiológica que se encerrou no último sábado (25/7) comparada com a anterior.

Ao contrário das últimas semanas, foi registrado aumento de casos e óbitos em quase todas as regiões do país. No Norte, houve alta de 8% nos casos e 13% em mortes. No Nordeste, aumento de 27% em diagnósticos e queda de 8% em óbitos.

No Sudeste, o aumento foi de 51% em casos e 9% nos falecimentos. Na região Sul, a alta foi de 25% nos casos e 18% em óbitos. O Centro-Oeste foi a área que mais teve aumento de casos (63%), mas uma das menores variações em óbitos, com alta de 7%.

Quanto às unidades federativas, 18 delas registraram incremento de casos, 3, estabilização e 6, redução. As maiores quedas foram no Amapá (-32%), Rio Grande do Norte (-28%) e Amazonas (-24%). Em contrapartida, os maiores aumentos foram contabilizados no Rio de Janeiro (279%), Goiás (180%) e Rondônia (146%). O Distrito Federal está entre os estados que permanecem estáveis.

Quanto aos óbitos, 12 unidades da Federação tiveram aumento — principalmente, Rondônia, Amapá e Tocantins –, 7 registraram estabilização e, em 8, houve redução. Rio Grande do Norte, Acre e Amazonas estão entre os que mais tiveram queda na curva das mortes.

Segundo o secretário de vigilância em saúde, Arnaldo Correia, o aumento de casos tem a ver com melhora da capacidade de testagem do país e a possibilidade de confirmar a infecção sem exames. “Tudo isso associado, contribui para a alta em diagnósticos”, afirma.

curva de casos semana 30

Ele diz ainda que o país está passando por uma sazonalidade de doenças respiratórias por conta do inverno e, por isso, há uma tendência de aumento no número de casos. Porém, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, nesta semana, que a Covid-19 não se comporta como outras doenças respiratórias e não é sazonal. “Com todo o respeito, conseguimos fazer uma associação da sazonalidade. Estamos aprendendo e avaliando o comportamento da doença como um todo”, afirma o secretário.

Quanto às mortes, ele pondera que o país ainda está em um quadro de estabilização, apesar de alto, já que a variação ainda está dentro dos 5%.

curva de mortes semana 30

Questionado pela imprensa sobre as ações do Ministério neste novo momento de alta, Correia acredita que o órgão está fazendo o suficiente, tendo ajudado na compra de equipamentos, respiradores e medicamentos, além de distribuir dinheiro para que os estados reforcem a capacidade de atendimento aos pacientes.

12 imagens
1 de 12

Moises Dias/Metrópoles
2 de 12

Moises Dias/Metrópoles
3 de 12

Moises Dias/Metrópoles
4 de 12

Moises Dias/Metrópoles
5 de 12

Moises Dias/Metrópoles
6 de 12

Moises Dias/Metrópoles
7 de 12

Moises Dias/Metrópoles
8 de 12

Moises Dias/Metrópoles
9 de 12

Moises Dias/Metrópoles
10 de 12

Moises Dias/Metrópoles
11 de 12

Moises Dias/Metrópoles
12 de 12

Moises Dias/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?