Com alerta no rótulo, 78% dos brasileiros largaria refrigerante
Pesquisa do Datafolha mostra que consumidores abandonariam ou reduziriam consumo caso informações nutricionais estivessem mais claras
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 78% dos brasileiros abandonariam ou diminuiriam o consumo de refrigerantes e sucos industrializados se as altas quantidades de açúcar presentes na fórmula fossem registradas nos rótulos das bebidas.
O levantamento, feito por encomenda da ONG Act Promoção da Saúde falou com 2.060 pessoas sobre o assunto: 79% dos entrevistados afirmaram que o aumento no preço de bebidas açucaradas os faria rever o consumo. Pesquisas recentes mostram que o consumo de alimentos ultraprocessados, caso dos refrigerantes, têm relação direta com a obesidade que, por sua vez, está relacionada a várias outras doenças.
Em setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma mudança no sistema de rotulagem brasileiro para indicar alimentos com grandes quantidades de sódio, gorduras saturadas e açúcar. O desenho segue o modelo recomendado pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas). (Com informações da Folha de S.Paulo)