metropoles.com

Pesquisa aponta que o coletor menstrual pode prevenir infecções

Uso do coletor menstrual está associado à manutenção da saúde da microbiota vaginal e a proteção de infeções sexualmente transmissíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Coletor menstrual rosa em fundo azul
1 de 1 Coletor menstrual rosa em fundo azul - Foto: Getty Images

Além de econômicos e serem uma alternativa ao absorvente descartável, estudos científicos apontam que o coletor menstrual apresenta benefícios para a saúde. Intitulada “O uso de copos menstruais está associado à manutenção da microbiota vaginal saudável: estudo longitudinal prospectivo”, a pesquisa foi conduzida por brasileiras e publicada na Revista Placenta e Medicina Reprodutiva, vol 2.

O estudo acompanhou mulheres saudáveis por dois anos para investigar a relação entre o uso de coletores menstruais e a saúde da microbiota vaginal. Foi constatado que o uso contínuo não afetou negativamente o equilíbrio das bactérias da região. Também foi observada uma manutenção mais saudável dessa comunidade microbiana.

Coletor menstrual melhora a saúde íntima

As participantes do estudo também relataram conforto e liberdade durante o período menstrual, bem como uma redução na ocorrência de infecções vaginais. Mariana Betioli, que é obstetriz especializada em saúde íntima, explica que o motivo para isso se dá pelo uso do item, que deixar a vulva arejada, e por conta do material.

“Por serem produzidos em silicone, um material inerte, o coletor menstrual não afeta o pH da vagina, mesmo em contato direto com o corpo. Além disso, diferente dos absorventes internos, os coletores não absorvem os lactobacilos e os fluidos naturais do corpo além do sangue, preservando a lubrificação da região e suas defesas naturais”, reforça a especialista.

Leia a matéria completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?