Pesquisa aponta que o coletor menstrual pode prevenir infecções
Uso do coletor menstrual está associado à manutenção da saúde da microbiota vaginal e a proteção de infeções sexualmente transmissíveis
atualizado
Compartilhar notícia
Além de econômicos e serem uma alternativa ao absorvente descartável, estudos científicos apontam que o coletor menstrual apresenta benefícios para a saúde. Intitulada “O uso de copos menstruais está associado à manutenção da microbiota vaginal saudável: estudo longitudinal prospectivo”, a pesquisa foi conduzida por brasileiras e publicada na Revista Placenta e Medicina Reprodutiva, vol 2.
O estudo acompanhou mulheres saudáveis por dois anos para investigar a relação entre o uso de coletores menstruais e a saúde da microbiota vaginal. Foi constatado que o uso contínuo não afetou negativamente o equilíbrio das bactérias da região. Também foi observada uma manutenção mais saudável dessa comunidade microbiana.
Coletor menstrual melhora a saúde íntima
As participantes do estudo também relataram conforto e liberdade durante o período menstrual, bem como uma redução na ocorrência de infecções vaginais. Mariana Betioli, que é obstetriz especializada em saúde íntima, explica que o motivo para isso se dá pelo uso do item, que deixar a vulva arejada, e por conta do material.
“Por serem produzidos em silicone, um material inerte, o coletor menstrual não afeta o pH da vagina, mesmo em contato direto com o corpo. Além disso, diferente dos absorventes internos, os coletores não absorvem os lactobacilos e os fluidos naturais do corpo além do sangue, preservando a lubrificação da região e suas defesas naturais”, reforça a especialista.
Leia a matéria completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.