Cogumelos: veja benefícios de incluir o alimento na dieta
Os cogumelos são cheios de nutrientes e podem ser incluídos na rotina. Porém, nutri aponta que custo ainda é um fator que impede o consumo
atualizado
Compartilhar notícia
Os cogumelos são alimentos versáteis e nutritivos e oferecem uma variedade de benefícios para a saúde. Ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, eles podem fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e até ajudar na prevenção de doenças crônicas.
O nutricionista Leandro Rodrigues da Cunha, conselheiro do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região, explica que o custo dos cogumelos no Brasil ainda é um fator que impede o consumo regular — no entanto, desde que não existam contraindicações médicas, os cogumelos podem ser consumidos diariamente.
“Não existe uma recomendação diária específica, porém o consumo de 30 g a 50 g pode contribuir para adequar a dieta em termos de aporte de fibras. Apesar disso, a cota de proteínas diárias dificilmente será atingida apenas com cogumelos e é importante incluir outras opções proteicas no cardápio”, esclarece.
Cunha destaca que há pouca diferença nutricional entre as variedades de cogumelos, e todos contêm nutrientes essenciais.
“Os cogumelos são considerados uma boa fonte de proteínas. Os dos tipos champignon e portobello (uma versão madura do champignon) possuem maior teor proteico. O shitake e shimeji são ricos em vitaminas do complexo B”, diz o nutricionista.
Confira os benefícios no consumo de cogumelo para o corpo:
1 – Fortalecimento da imunidade
O consumo regular de cogumelos contribui para o fortalecimento do sistema imunológico devido a presença da beta-glucana, fibra solúvel que ajuda o sistema imunológico a combater agressores e infecções.
2 – Fonte de energia
Os cogumelos são ricos em vitaminas do complexo B, incluindo niacina e riboflavina. As substâncias são essenciais para a produção de energia, pois auxiliam a decomposição de proteínas, gorduras e carboidratos. Além disso, as vitaminas são cruciais para o bom funcionamento do sistema nervoso e a produção de hormônios.
3 – Saúde intestinal
O alimento é uma boa fonte de fibras, que contribuem para a saúde digestiva.
“Os cogumelos apresentam um alto teor de proteína com boa digestibilidade e são fontes de minerais e fibras alimentares. O teor de lipídeos é baixo comparado a proteínas de origem animal e, por isso, podem ser uma alternativa para dietas veganas e vegetarianas”, complementa Cunha.
4 – Combate radicais livres
O efeito antioxidante do selênio e glutationa presentes nos cogumelos auxilia a combater os radicais livres, que estão relacionados ao envelhecimento das células do corpo.
5 – Saúde do coração
Os cogumelos contêm magnésio, que ajuda no controle da pressão arterial. Além disso, não possuem colesterol e são ricos em fibras e compostos antioxidantes.
O alimento possui baixo teor lipídico, o que protege o coração e os vasos sanguíneos, e aminoácidos essenciais que auxiliam na imunidade e síntese proteica.
Contraindicações
Os cogumelos podem ser preparados cozidos ou grelhados, e usados em caldos, sopas e saladas, além de combinar muito bem com massas e risotos. No entanto, apenas alguns tipos de cogumelos são comestíveis — é importante ficar atento para não acabar consumindo as versões tóxicas, que podem causar alergias.
Cunha pontua que pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes devem evitar o alimento, e acrescenta que é importante dar preferência para os cogumelos frescos. Os que apresentam aspecto mofado, manchas ou odor desagradável não devem ser consumidos.
“Também recomendo evitar os em conserva, pois possuem muito sódio. Além disso, o consumidor deve lembrar de higienizar bem os alimentos e dar preferência para os orgânicos”, finaliza.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!