metropoles.com

“Cocô fantasma”: o que é e qual o significado para a sua saúde

Cocô fantasma é um termo usado para descrever quando as fezes afundam no vaso sanitário e desaparecem sem deixar vestígios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Peter Dazeley/Getty Images
Foto colorida de mulher usando pijama sentada em um vaso sanitário - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher usando pijama sentada em um vaso sanitário - Metrópoles - Foto: Peter Dazeley/Getty Images

Já aconteceu de você usar o banheiro e, ao olhar para o vaso sanitário, perceber que não deixou nenhum rastro? Esse fenômeno, que tem gerado debate nas redes sociais, foi batizado como “cocô fantasma”. Mas o que isso realmente significa sobre a sua saúde?

A gastroenterologista Daniela Carvalho, que atende em Brasília, explica que “cocô fantasma” é um termo usado para descrever fezes alongadas, que afundam e desaparecem. “São fezes alongadas e finas, semelhantes a uma salsicha, com textura lisa e macia, e peso suficiente para afundar no vaso”, diz. Esse tipo de cocô costuma ser descrito como atestado de um aparelho digestivo saudável.

A nutricionista Carla de Castro, também de Brasília, explica que, quando as fezes afundam, significa que houve uma boa absorção de nutrientes e água pelo intestino. No entanto, ela alerta que o cocô fantasma não necessariamente indica uma digestão perfeita. Para cravar isso, seria necessário avaliar também a frequência de idas no banheiro – a frequência ideal é de três vezes ao dia a três vezes por semana.

As fibras são o principal fator que faz com que as fezes fiquem mais pesadas e afundem. “As fibras são fundamentais para o bom funcionamento do intestino e ajudam na formação de fezes mais densas. A recomendação para adultos é consumir entre 25 e 30 gramas de fibras por dia, conforme indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, ensina.

Como garantir uma boa saúde intestinal

A gastroenterologista Daniela explica que, além das fibras, fatores como a composição da microbiota intestinal, o estresse e a ingestão de líquidos influenciam diretamente na qualidade das fezes e no tempo de trânsito intestinal.

A nutricionista Carla acrescenta a hidratação na equação. “O ideal seria consumir entre 2 e 3 litros de água para manter as fezes mais hidratadas e facilitar o trânsito intestinal”, diz.

Além disso, a ingestão de gorduras saudáveis também é importante para a evacuação. “Uma dieta com baixa gordura pode deixar as fezes mais ressecadas. Mas é preciso garantir que o paciente tenha uma boa absorção de gordura”, complementa.

Foto colorida de um papel higiênico - Metrópoles
Fatores como dieta rica em fibras, redução do estresse, hidratação adequada e a prática de exercícios físicos ajudam a regular o funcionamento intestinal e melhorar a qualidade das fezes

Fezes que flutuam indicam algum problema de saúde?

A gastroenterologista Daniela esclarece que não é uma regra, mas fezes flutuantes podem indicar problemas de saúde. “Fezes que boiam podem indicar distúrbios pancreáticos e síndrome do intestino irritável, embora nem sempre sejam motivo de preocupação”, afirma.

Condições como síndrome de má absorção de nutrientes, doença celíaca e intolerância à lactose também podem gerar fezes que boiam. “Embora nem todo mundo que tenha fezes flutuantes apresente esses problemas, o sintoma deve ser relatado ao médico para uma investigação mais cuidadosa”, ressalta.

A nutricionista Carla comenta que a própria alimentação influencia no assunto. “Alimentos que fermentam, como feijão e repolho, além de refrigerantes e bebidas açucaradas, aumentam a produção de gases e deixam as fezes mais flutuantes”, afirma.

Uma digestão ruim pode causar sintomas como dor abdominal, inchaço e até refluxo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?