metropoles.com

Coceira no ânus: o que pode ser e quando é hora de procurar o médico

Médica explica e exemplifica o que coceira nas nádegas pode ser e afirma que se o quadro persistir, é importante procurar ajuda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
boonchai wedmakawand
Pessoa virada de costas para a câmera com as mãos nas nadegas
1 de 1 Pessoa virada de costas para a câmera com as mãos nas nadegas - Foto: boonchai wedmakawand

Uma coceira persistente em qualquer parte do corpo é bastante irritante e, em alguns lugares, como no ânus, ela pode causar constrangimento e inquietude. Mas saiba que um prurido, onde quer que apareça, é um sintoma que merece investigação para identificar a causa.

A médica inglesa Sarah Garsed afirma que sentir coceira nas ânus é mais comum do que se imagina. “Embora muitas pessoas não falem abertamente sobre o sintoma, sentir coceira no bumbum é muito comum e pode ser um sinal de algo tão simples como o que você comeu na noite anterior ou tão complicado quanto uma infecção”, disse para o portal do jornal britânico The Sun.

Caso o sintoma seja persistente ou esteja incomodando, é importante buscar uma opinião médica. “Acredite em mim, o seu médico já ouviu isso antes e a boa notícia é que ele pode ajudá-lo a tratar esse sintoma irritante de forma rápida e eficaz antes que piore”, acrescentou.

Confira alguns problemas que podem causar o prurido anal como sintoma:

1. Verminose

A coceira do ânus é um sintoma clássico de alguns tipos de verminose. Nesses casos, ela costuma ser mais intensa à noite e pode atrapalhar o sono. Os vermes adultos podem migrar para locais além do ânus, como a região da vagina e vulva, provocando coceira vaginal e corrimento.

2. ISTs

A coceira na região anal também pode indicar infecções sexualmente transmissíveis para indivíduos que fazem sexo anal passivo. HPV, herpes, sífilis e gonorreia são exemplos de DST que podem provocar comichão anal.

3. Hábitos de higiene (falta ou exagero)

Quando a higiene não é adequada, restos de fezes podem ficar em contato com a pele e com a mucosa do ânus e desencadear a coceira, sem que mais nenhuma outra doença esteja presente. Pacientes com diarreia frequente ou incontinência fecal são especialmente propensos a terem assaduras e prurido anal, pois o contato da pele com as fezes é mais frequente.

O excesso de higiene também pode virar um problema. Embora essa parte do corpo precise ser limpa a cada evacuação, a higiene deve ser feita de maneira suave. Esfregar agressivamente – especialmente com papel higiênico, sabonetes ou outros produtos – pode irritar a pele e provocar coceira.

4. Estresse e ansiedade

Ter períodos prolongados de estresse e ansiedade podem afetar o corpo de várias maneiras e causar inflamações, que pode evoluir para irritações no intestino e no ânus. Em caso de esgotamento emocional, vale tentar métodos para reduzir a tensão, como exercícios, higiene do sono e meditação.

5. Diabetes

A diabetes é uma condição em que os níveis de açúcar no sangue estão constantemente altos. O problema provoca dificuldades na circulação sanguínea, que, em alguns casos, resultam em coceira no bumbum.

6. Má alimentação

A má alimentação também pode causar o prurido anal. O exagero de alimentos picantes, frutas cítricas, laticínios e bebidas que desidratam, como café, álcool e refrigerantes, pode irritar o intestino e provocar coceira no ânus.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?