metropoles.com

CNM: 1,7 mil municípios não têm estrutura para lidar com Covid-19

Esse número representa 89,4% das prefeituras ouvidas pela Confederação Nacional de Municípios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gui Prímola/Metrópoles
mapa dos municipios infectados com coronavírus covid-19
1 de 1 mapa dos municipios infectados com coronavírus covid-19 - Foto: Gui Prímola/Metrópoles

Quase 90% das cidades brasileiras, ouvidas por um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), não têm estrutura para lidar com a pandemia da Covid-19. O dado está na Pesquisa CNM sobre o novo coronavírus, que recebeu informações até 31 de março.

Ao todo, 2,6 mil municípios responderam ao pedido de informações, o que representa 46,7% do total de cidades brasileiras. Na pergunta sobre as estruturas locais , 2.003 prefeituras responderam. Os gestores precisaram avaliar o planejamento básico de enfrentamento da pandemia a definição, os recursos necessários, os investimentos em unidades de saúde e os equipamentos disponíveis.

“O resultado nos preocupa bastante. O Sistema Único de Saúde (SUS) é montado como uma rede de serviços. Fizemos a pergunta sobre estrutura para saber se os municípios contam com essa assistência prometida. A gente conhece a realidade do SUS e sabe que os suportes regionais são deficitários”, explicou o supervisor do Núcleo Social da CNM, Denilson Magalhães.

“Hoje, já existe uma dificuldade grande para encaminhar pacientes a tratamentos de alta e média complexidade — aqueles casos que precisam de exames e internações. Por isso, quando começamos o estudo, esperávamos um resultado negativo, mas não nessa proporção”, acrescentou.

Plano de contingência

Ainda segundo a pesquisa, 2.019 municípios elaboraram um plano de contingência para lidar com a pandemia — isso representa 78,4% das cidades que responderam à pergunta. Mas, 1.133 (57,2%) disseram que não têm previsão orçamentária suficiente para desenvolver as ações previstas.

“A gente trabalha com um sistema de saúde subfinanciado. Cada região já lida com disseminação de doenças específicas a suas realidades, como a dengue. Se pudéssemos focar todo o esforço para combater apenas a pandemia do coronavírus, seria diferente. Mas não podemos parar de executar aquilo que está previsto para focar exclusivamente em outros problemas. É muito difícil tirar recurso de algum local para botar nessa situação vivida agora”, apontou Magalhães.

“Por isso, pedimos ajuda ao governo federal. Houve promessa de R$ 8 bilhões a mais, mas no total vão chegar R$ 3,3 bilhões aos municípios”, pontuou ele.

O levantamento da CNM deve continuar. O próximo passo, explicou Magalhães, é mapear os leitos hospitalares em cada região. “Precisamos nesse momento unir municípios, estados e União para definir onde vamos encontrar hospitais de campanha e leitos para encaminhar respiradores.  O governo federal diz que está comprando, mas para onde vai? Onde está ocorrendo o problema e onde precisa estrutura? Se não tivermos essa informação podemos sofrer, como outros países estão sofrendo”, lembrou.

Municípios atingidos pela Covid-19

O coronavírus está se espalhando pelo país. Atualmente, 995 cidades apresentam infectados. No começo da pandemia, a Covid-19 era um problema apenas dos grandes centros. Mas essa não é mais a realidade.

As informações foram compiladas por um grupo de voluntários sob a coordenação do Brasil.Io, projeto que visa a liberação de esclarecimentos públicos, e analisados pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles. Os números foram adquiridos por meio dos boletins das secretarias estaduais publicados até o dia 11 de abril.

Veja o mapa com todas as cidades com casos confirmados de coronavírus:

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?