Compartilhar notícia
O cluster set é uma técnica que se caracteriza por subdividir as séries de musculação em pequenos blocos, a fim de conseguir realizar um número maior de repetições com cargas bem mais altas. Mas é importante ter cuidado para não exagerar e provocar lesões na academia.
“Não faça sem o auxílio de um profissional ou de um parceiro de treino. Afinal, cada indivíduo tem um condicionamento diferente. Além de que, o mau uso de uma técnica pode acarretar lesões”, adverte o personal trainer Fernando Dragão.
Como funciona?
O que diferencia o cluster set das séries tradicionais é que em vez de concluir 12 repetições ininterruptas no supino, o aluno cumpra quatro séries com três repetições e no tempo de 20 segundos de intervalo em cada bloco.
O objetivo é realizar quatro clusters set com 12 repetições e o rompimento das minisséries. “Após terminar o processo, descanse por um a dois minutos e repita por três vezes”, recomenda Dragão.
Para ler mais, acesse o portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.