Vídeo mostra como cirurgia reconstruiu rosto de homem atacado por cão
Andrew foi atacado aos 30 anos por um cachorro e teve o nariz amputado. Ele passou por uma série de cirurgias para reconstruí-lo
atualizado
Compartilhar notícia
Após ser atacado por um cachorro e perder parte do rosto, especialmente o nariz, o americano Andrew Koplove chegou a pensar que sua vida tinha acabado. “Perdi meu rosto e minha identidade, foi um dos momentos mais duros da minha vida”, conta.
Sua história, porém, ganhou um novo capítulo: o caso do homem de 37 anos acabou se tornou um exemplo de sucesso de cirurgias reconstrutivas. Os médicos conseguiram refazer o nariz de Andrew usando pele e cartilagens de sua testa, costelas, coxas e orelha.
A busca pela cirurgia
Em 2017, Andrew foi atacado perto de sua casa por um cachorro e ficou desfigurado. O acidente levou à amputação de seu nariz, que ficou com um buraco, e o rosto do americano ficou achatado. Sempre que ele saía de casa, fazia um curativo na região para disfarçar a ferida.
“Antes da reconstrução do nariz, perdi muito de mim. As pessoas me olhavam com pena ou me perguntavam o que tinha acontecido. Foi extremamente desconfortável”, lembra Andrew.
Ele passou 18 meses procurando cirurgiões plásticos que pudessem reconstruir seu nariz, mas a maioria dizia que era possível melhorar a aparência, mas ele ficaria sem o órgão para sempre.
Andrew conseguiu um médico em outro estado, no centro de cirurgia da Cleveland Clinic, e se mudou para passar pelo processo de reconstrução de face.
O processo de reconstrução
Ao longo de quatro anos e 14 cirurgias, Andrew passou por uma reconstrução completa do nariz. “Quanto maior o defeito, mais complicado é o caso. Uma reconstrução nasal total é uma tarefa difícil em cirurgia plástica, mas eu estava confiante”, conta o cirurgião responsável pelo caso, Patrick Byrne.
O nariz de Andrew foi construído quase inteiramente do zero, usando seu próprio tecido em três camadas. A interna precisava ser fina e vascularizada, como o nariz. A camada intermediária, que é estrutural, é composta por cartilagem e osso em uma escultura feita com os ossos do paciente. A parte mais externa foi criada com pele retirada da testa para conseguir uma coloração semelhante à do resto do rosto.
Durante uma das etapas da cirurgia, porém, Andrew sofreu complicações devido a uma infecção que obrigou os médicos a refazerem toda a camada de cartilagens de seu nariz.
“Andrew é uma inspiração. Ele administrou as adversidades e os contratempos com bom-humor e mesmo quando tivemos que repetir o procedimento, ele não se abateu”, diz Byrne.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!