Cirurgia plástica combinada: saiba quais são as vantagens e os cuidados
Segundo especialista, a cirurgia plástica combinada pode ser segura, desde que conduzida por cirurgiões qualificados e experientes
atualizado
Compartilhar notícia
A combinação de cirurgias plásticas em um mesmo procedimento possui alguns benefícios, como a diminuição dos gastos com a operação e a possibilidade de recuperação pós-operatória mais eficiente, evitando a espera de meses entre cirurgias individuais.
O cirurgião plástico Luís Maatz, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMU), fala sobre as cirurgias realizadas em conjunto mais comuns e os principais cuidados que devem ser tomados.
“Os procedimentos podem ser seguros, desde que conduzidos por cirurgiões qualificados e experientes. Além disso, é preciso planejar bem a cirurgia, considerando histórico de saúde e os resultados dos exames pré-operatórios, entre outros fatores sobre o paciente que irão determinar a possibilidade da cirurgia”, explica o médico.
Plásticas combinadas mais comuns
De acordo com o especialista, há três procedimentos combinados em destaque no país: a lipoaspiração com abdominoplastia (remoção do excesso de gordura e pele no abdômen), blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) com rinoplastia (cirurgia do nariz), e o “mommy makeover”, cirurgia plástica que combina mamoplastia com lipoescultura e abdominoplastia.
Lipoaspiração e abdominoplastia
“A lipo e a abdominoplastia são frequentemente realizadas em conjunto para aprimorar os resultados estéticos, visando a remoção de gordura e o remodelamento da região abdominal. O procedimento permite eliminar a gordura localizada resistente a dietas e exercícios, ao mesmo tempo que trata a flacidez abdominal”, aponta Maatz.
Leia a notícia completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!